Recital de Piano com Richard Octaviano kogima

F. Schubert – Sonata D958 em Dó Menor
F. Liszt – Aprés Une Lecture Du Dante

Richard Octaviano Kogima, pianista

Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 23 de novembro de 1990. Aos seis anos iniciou seus estudos de piano com sua avó Helgard Ostermayer Octaviano. No mesmo ano iniciou seus estudos de música na ACARTE (Academia Adventista de Arte) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) onde, posteriormente, estudou piano com Edilza Krüger e Ruth Costa, e violino com Maria do Carmo e Jean Reis. A partir de 2002, esteve sob orientação de Maria José Carrasqueira, a quem atribui a primeira formação de seu pensamento musical e artístico. Aprovado nos vestibulares da USP e UNICAMP, ambos em primeiro lugar, cursa atualmente o terceiro ano de música, bacharelado em piano, na USP. Atualmente, Richard é aluno de piano de Eduardo Monteiro, com quem tem a honra de estudar desde 2009.

Já integrou, como bolsista e artista convidado, diversos festivais nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Chautauqua Institution Music Festival, Estados Unidos; Usedomer Musikfest e Piano-Haus Kunze Kinder Musikfest, Alemanha; Jiri Hlinka Grand Piano Academy, Noruega; Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão e Festival Música nas Montanhas, Brasil. Nestes festivais, participou de concertos e masterclasses com distintos artistas. Entre eles, Leif Ove Andsnes, Jiri Hlinka, Alexander Gavrylyuk, Rebecca Penneys, Jean-Louis Steuerman, Richard Bishop, Paul Rivinius (Mozart Quartet) e Erika Nickrenz (Eroica Trio).

Richard tem se apresentado como solista e camerista no Brasil e no exterior. Desde 2006, integra a série de recitais solo do MuBE e, no mesmo ano, apresentou-se em turnê pelos Estados Unidos como pianista do Coral Juvenil do UNASP. Também nos Estados Unidos, apresentou-se no Brazilian Concert of the Hinsdale Seventh-Day Adventist Church. Na Alemanha, apresentou-se como “Special Guest” no Usedomer MusikFest e, também, no Jubileu de 15 anos da Piano-Haus Kunze.

Entre os prêmios que recebeu em concursos nacionais e internacionais, destacam-se os primeiros lugares no 1º Concurso de Piano da ACARTE, XXI Concurso Nacional “Cidade de Araçatuba” e III Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira, e demais premiações no 16º Concurso de Piano ARTLIVRE e no XIII Concurso de Piano Souza Lima. Em 2008, recebeu o Faculty Merit Award no XIII Chautauqua International Piano Competition, “por excelência na execução de peças de Nikolai Kapustin acima e além do chamado do dever, e para encorajar um promissor jovem talento.” Em 2009, recebeu o Liptak Award por melhor performance da peça contemporânea de confronto no XIV Chautauqua International Piano Competition. Recebeu ainda, o prêmio de melhor pianista colaborador no I Concurso Jovens Solistas do Departamento de Música da USP. Em 2010, recebeu o 2º lugar no Concurso Latino-Americano de Piano de Florianópolis, foi finalista no SAI Concerto Competition e recebeu o Prêmio Nascente de Música Erudita ao lado de Carlos dos Santos, com quem integra o duo VibraPiano.

Atualmente, exerce a função de pianista do Coro de Câmara do UNASP e maestro assistente do Coral Carlos Gomes. Integrou o Coro Masculino do Unasp como pianista e a Orquestra Sinfônica Jovem do UNASP como violinista spalla e, posteriormente, maestro assistente.