Recital de Violoncelo e Curso de Técnicas de Arco com o Prof. Claudio Jaffé

22/05/2013 14:00
24/05/2013 13:30

Recital e curso de desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de técnicas de arco para instrumentistas de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), oferecido por Dr. Claudio Jaffé.

O curso tem como objetivo o desenvolvimento profundo do uso do arco através de exercícios, a consciência da física do arco e do instrumento, conhecimento das partes do corpo a serem utilizadas, e a aplicação artística dessas várias técnicas no repertório.

Partes do curso:
** Exploração da física da produção de som nos instrumentos de cordas (corda, breu, arco, braço) e a relação entre peso, velocidade e distancia do cavalete
** Trabalho com equilíbrio do arco, uso do braço e outros aspectos técnicos que servirão de base para todos os golpes de arco
** Definição dos golpes de arco - Détaché, Martélé, Portato, Spiccato, Sautillé, Jetée, Staccato.

** Trabalho coletivo - desenvolvimento de cada golpe, com ênfase na rotina necessária para manter o golpe de arco em dia, uma vez que o golpe for desenvolvido.
** Exemplos da aplicação dos vários golpes.
** Coordenação com a mão esquerda e técnicas de estudo.
** Considerações artísticas e práticas do repertório.
** Como manter os golpes - trabalho cotidiano de aquecimento, manutenção, e aprimoramento.

Duração do curso: (Dias 22-24 de maio de 2013)

O curso terá duas aulas de, no máximo, três horas de duração, no primeiro e terceiro dias (às 14h00 e 10h00 respectivamente - Sala 14). No segundo dia (às 11h00 no Auditório), Dr. Jaffé irá oferecer um recital de violoncelo solo relacionado ao curso em questão.

Os eventos serão abertos para o público geral, alunos do programa de extensão e difusão, pós-graduação da ECA e os alunos de todos os cursos de Bacharelado do Departamento de Música. Entrada Franca.

Claudio Jaffé - violoncelo

Recital Solo no dia 23 de maio às 11h00