RECITAL-PALESTRA DE MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA DE TOMOKO ABE

20/06/2013 10:00

RECITAL-PALESTRA DE MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA DE TOMOKO ABE

Participantes: Etsuko Yamaguchi, Hiroko Kanbara, e Fukiko Ishida.

Participação especial de Shen Ribeiro

Instrumentos: koto, shamisen, jyu- shichi gen e shakuhachi

DIA: 20/06/2013 às 10h

LOCAL: Departamento de Música da ECA USP - Auditório Olivier Toni

Rua da Reitoria, 215 – Cj. Arquitetônico das Artes – Cidade Universitária Entrada Franca

TOMOKO ABE

Aluna da mestre nidaime iemoto Yasuko Nakashima, da Escola Ikuta-Seiha do Japão, Tomoko Abe, em 1976, formou-se na Seiha Hogakukai (Associação da Escola Seiha de Koto) obtendo o título de grã-mestre, tendo como orientadoras as mestres Nakashima Yasuko e Goto Sumiko. Nesse mesmo ano, fez uma turnê de um ano na Califórnia (EUA) com o apoio da UNESCO.

Em 1992 fez seu primeiro recital no Japão, com a participação da mestre Goto Sumiko. Em 1994 foi aos Estados Unidos, por meio da Universidade de Waseda e Consulado Geral do Japão para apresentação no Estado de Oregon e colégio em Portland.

Além do Japão, Tomoko Abe tem feito recitais em várias partes do mundo: em 1998 foi para a Áustria, em 2000 foi ao continente africano (Madagascar e Reino de Omã); em 2003 foi ao Vietnã (Hanói); em 2007 foi à Alemanha para o 1º Festival de Música Folclórica Internacional e apresentação na Universidade de Hamburgo, passando pela China (Beijin); em 2009 fez turnê pela Europa (Itália, Suíça e Áustria).

Em suas atividades cotidianas, Tomoko Abe programa e executa concertos de vários gêneros musicais e de música japonesa. Também ministra aulas de música japonesa nas escolas primárias e secundárias e, em inglês, nas escolas americanas no Japão.