Agência Universitária de Notícias classifica duas reportagens entre as 10 melhores do Prêmio ABAG/RP

Duas reportagens da Agência Universitária de Notícias (AUN), laboratório-didático dos alunos do curso de jornalismo, se classificaram entre as 10 melhores do ano no Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP). Desde 2014, quando ganhou o prêmio pela primeira vez, a AUN sempre se classifica entre as melhores reportagens do ano na premiação.

Foram premiadas as estudantes Fernanda Teles, com a reportagem Segurança alimentar: o desafio de garantir alimentos saudáveis para as futuras gerações e Sabrina Gabriela, com a reportagem Bioeconomia e economia circular: a transformação de restos agrícolas em matéria-prima. As alunas foram orientadas por André Chaves de Melo Silva, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e um dos responsáveis pela disciplina Laboratório de Jornalismo – Agência de Notícias.

A Agência Universitária de Notícias (AUN) foi criada em 1967 pelo professor José de Freitas Nobre com o objetivo de ser um canal de comunicação de notícias sobre a produção científica e cultural da USP para a sociedade. Atualmente, consiste em uma publicação digital seriada com edições diárias de seu boletim de notícias, composto por matérias escritas por estudantes do segundo ano do curso de jornalismo.

Um das etapas do prêmio é a visita à empreendimentos voltados ao agronegócio. Foto: Reprodução/ABAG/RP

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo foi criado em 2008 com o objetivo incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional. O prêmio visa também oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de conhecer o setor por meio da participação de ciclos de palestras e visitas às principais cadeias produtivas do agronegócio de São Paulo.

Todas as reportagens premiadas podem ser lidas aqui.