Aldeia indígena em Guarulhos – história multifacetada e relatada por alunos de jornalismo

Reportagem multimídia feita por estudantes do CJE é republicada em portal de notícias guarulhense

Uma aldeia indígena multiétnica lutando pelo direito de sua terra. Conflitos com o governo local. Promessas feitas e promessas quebradas. Esse poderia ser facilmente um cenário encontrado no Norte do país. Mas foi em Guarulhos que os alunos de jornalismo Beatriz Gomes, Camila Mazzotto, Giovanna Jarandilha, Jonas Santana, Larissa Vitória e Matheus de Oliveira se depararam com essa situação.

O contato com a aldeia Filhos Desta Terra, localizada no segundo maior município de São Paulo, começou pelas redes sociais. O líder Awa Kuaray Wera, de nome civil Gilberto Silva dos Santos, foi contatado por Camila, que surgiu com a proposta de fazer uma reportagem sobre as condições de vida na região. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, Guarulhos é uma das vinte piores cidades do país em coleta e tratamento de esgoto.

Os seis alunos mergulharam em um ambiente onde seis etnias indígenas diferentes e uma parte não-indígena convivem todos os dias. Os problemas com saneamento básico, saúde e a própria demarcação foram retratados em uma reportagem multimídia produzida pelo grupo para a disciplina de Jornalismo Digital. Além do texto propriamente dito, a produção teve foto, vídeo e até um podcast em tom mais informal, que relata os bastidores da apuração.

Apuração esta que “deu um trabalhão”, segundo Jonas, um dos integrantes do grupo. Foram duas visitas à aldeia, que se encontra em uma parte mais remota de Guarulhos, com difícil acesso. A experiência também rendeu uma quebra de expectativas, como relata Camila no podcast: “Eu achei que ia encontrar uma aldeia bem homogênea em termos de etnia. Foi legal porque os moradores também contaram para a gente sobre as dificuldades de funcionamento de uma aldeia multiétnica”.

A reportagem dá um panorama completo dos habitantes da Filhos Desta Terra, uma vez que os alunos tiveram várias fontes diferentes. Concluído o trabalho, o grupo achou que o material tinha potencial para ser explorado além da disciplina.

Foi dessa necessidade de expandir o alcance da matéria que surgiu a ideia de republicá-la em um veículo guarulhense. O escolhido foi o Click Guarulhos, portal de notícias digital que está republicando a grande reportagem dos alunos do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) em partes.

Para conferir a matéria completa e o podcast, acesse o link

Alunos do CJE produziram a reportagem para a disciplina de Jornalismo Digital. Foto: Arquivo pessoal/Beatriz Gomes.