Alterjor disponibiliza nova edição de revista

A nova edição da Revista Alterjor está disponível no Portal de Revistas da USP. A publicação é organizada pelo grupo de pesquisas Alterjor e tem como foco jornalismo popular e alternativo.

No volume 19, número 1, o professor Valdir Baptista, da FIAM-FAAM Centro Universitário, apresenta um especial sobre a evolução do Mito de Fausto no Cinema. Em Espaço Alternativo, Enio Moraes Júnior, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA, publica cinco perfis de pessoas da comunidade lusófona e que moram em Berlim.

Dona Ana, entrevistada pelo jornalista Enio Moraes Júnior. Foto: Enio Moraes Júnior

A revista também conta com a seção Memória, em que Valquíria Aparecida Passos Kneipp, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresenta sua entrevista com Fernando Pacheco Jordão sobre a formação do telejornalista brasileiro.

Nas entrevistas, Wagner Souza e Silva conversa com Atílio Avancini sobre o ensino de fotojornalismo; ambos são professores do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE); Rafael Duarte Oliveira Venâncio, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entrevista o músico Edu Kneip; e Juliana Muller, doutoranda em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fala com o professor Arthur Dapieve, da PUC-Rio, sobre os Festivais Cariocas dos anos 1980 e BRock.

Os dez artigos da revista ainda abordam temas como radiojornalismo, as inovações da ESPN no Brasil, infotenimento, jornalismo popular alternativo, entre outros.