Aluna do CJE publica livro-reportagem sobre adoção de crianças

A ex-aluna do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Marina Salles publicou um livro-reportagem online sobre adoção de crianças. Resultado do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Adotando uma família explora a construção de laços afetivos entre pais, mães e filhos por meio de cinco histórias. A obra está disponível gratuitamente para leitura.

A proposta do livro é trazer um recorte sobre a adoção de crianças e adolescentes com perfil representativo entre os 5.644 menores que podem ser adotados hoje no Brasil. A obra é embasada em dados e conversas com especialistas.

Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, 66,78% dessas crianças são negras ou pardas; 22,41% têm algum problema de saúde; 38,13% fazem parte de grupos de irmãos e 80,65% têm entre nove e dezessete anos. Além disso, grande parte delas também é fruto da relação entre dependentes químicos. As páginas do livro-reportagem dão espaço para essas crianças cheias de sonhos e desejos.

Adotando uma família relata o problema da adoção ilegal, as complicações relacionadas à devolução de crianças e questões relevantes como a permanência prolongada nos abrigos e seus efeitos. Do lado dos pais, são focados um pai solteiro, uma mãe solteira, um casal homossexual e um casal com quatro filhos biológicos, que contam sobre as expectativas de quem adota.

Apresentado em julho de 2015, o trabalho teve orientação da professora  Eun Yung Park e contou na banca de avaliação com a presença dos jornalistas Fabiano Cândido, da Editora Globo, e Eliane Trindade, da Folha de S. Paulo. O livro-reportagem Adotando uma família pode ser acessado através deste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo email marina.salles.jor@gmail.com