Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP contempla duas estudantes da ECA

A cerimônia on-line de premiação acontece durante o 1º Encontro da Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) acaba de divulgar a lista de vencedores da segunda edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP. O concurso reconhece os melhores vídeos sobre pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da USP. Neste ano, o prêmio é realizado em parceria com a TV Cultura, que exibirá os vídeos vencedores e as menções honrosas em sua programação diária.

Duas estudantes da ECA estão na lista. Com o vídeo Gatekeepers da música digital, a doutoranda Daniela Picarelli venceu na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), sua pesquisa investiga as visibilidades de cada gênero musical em diferentes serviços de streaming e aponta como as bolhas algorítmicas de tais plataformas influenciam os gostos musicais dos usuários.

Já a aluna do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) Claudia Guimarães recebeu Menção Honrosa na categoria Linguística, Letras e Artes pelo vídeo-performance Invisível, Eu. Por meio de intervenções em fotografias, sua dissertação de mestrado aborda a violência sofrida pelas comunidades LGBTQ+ no Brasil.

Os estudantes ganhadores recebem um prêmio no valor de R$ 5 mil, enquanto seus orientadores ganham até R$ 1 mil em recursos de custeio. Os vídeos vencedores serão apresentados no primeiro Encontro da Pós-Graduação da USP - Elas Fazem Ciência, que acontece entre os dias 16 e 18 de novembro de forma remota. Nos dias 16 e 17 de novembro, a comunidade USP poderá escolher por meio de votação eletrônica o vídeo de maior destaque entre os ganhadores das dez categorias e seu autor receberá um prêmio adicional de R$ 5 mil.

Confira a lista completa de vencedores e se inscreva no evento para participar da votação.

Veja os 30 vídeos premiados e os 10 vídeos que concorrem ao Grande Prêmio.

Imagem: Prêmio vídeo.