Aluno do CMU conquista segundo lugar no 17º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio

David Monteiro de Oliveira, aluno do CMU, e Paulo Bosisio. Foto: Arquivo pessoal

O 17º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio reuniu durante todo o dia 18 de novembro alguns dos  mais talentosos violinistas do Brasil. Entre os premiados este ano, está o aluno do terceiro ano do Departamento de Música da ECA, David Monteiro de Oliveira, que conquistou o segundo lugar do prêmio.

Foi o primeiro concurso de David, que conta como foi a sua experiência: "Na primeira etapa eu ainda estava me sentindo um pouco desconfortável, toquei duas músicas para violino solo e estava nervoso. Já na prova final, quando toquei duas músicas com piano, me senti muito bem e consegui tocar sem preocupações e gostando muito do que estava fazendo". Ele ainda falou sobre a importância de sua preparação para o concurso, para o qual realizou aulas extras com a professora de violino do CMU, Eliane Tokeshi.

David conquistou o segundo lugar na categoria B do concurso, para candidatos de até 20 anos de idade, atrás apenas de Gabriel Moreira Lima. Já na categoria A (até 14 anos), o vencedor foi Richard Mickael Schuh da Rosa. Thiago Jesus da Costa ficou com o primeiro lugar na categoria C (até 27 anos), seguido por Matheus de Braga Castro. O maestro e professor Paulo Bosisio participou das audições no sábado, além de divulgar os nomes dos vencedores do concurso, o mais antigo do gênero do país.

Ao longo de 16 edições, mais de mil participantes já passaram pelo evento, entre eles muitos músicos de destaque na cena nacional. Os vencedores, além de receberem um prêmio oferecido pelo professor Paulo Bosisio, também são contemplados com um valor em dinheiro. O 17º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio foi realizado no Centro de Cultura Raul de Leoni pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) com apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).