Alunos do CTR vencem concursos internacionais de cinema

No último dia 30 de novembro, foram anunciados em Buenos Aires os vencedores do Concurso Latino-Americano de Argumentos de Longa Metragem de Ficção, como parte da programação do Festival Ventana Sur. O aluno Lucas Sátolo do Canto, estudante do terceiro ano do curso de Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), conquistou o primeiro lugar do concurso com o seu argumento Pague com Sangue. Com o segundo lugar ficou o também aluno do CTR, Roberto Simão Pereira Junior, com o argumento Renascer. Participam do prêmio estudantes latino-americanos de audiovisual e cinema cujas escolas são membros da Associação Internacional das Escolas de Cinema e Televisão (CILECT), associação sem fins lucrativos instalada em Cannes.

Pague com Sangue, que começou a ser desenvolvido em sala de aula como trabalho final para a disciplina de Roteiro III, conta a história de um vigia noturno de um estacionamento em São Paulo que descobre estar trabalhando para vampiros, mas segundo o autor, a complexidade do argumento vai além disso: "é uma historia de terror mas com conteúdo de inserção social, sobre fazer parte de um grupo, suas regras e sobre os ganhos e perdas ao fazer parte dele". Lucas conta ainda que não foi seu primeiro concurso, tendo chegado às finais do Festival de Roteiro Audiovisual (ROTA) e ter sido selecionado no laboratório do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU).

A premiação realizada pelo CIBA-CILECT e pelo Latin America Training Center (LACT), centro de treinamento de produtores de conteúdo audiovisual, recompensou o primeiro colocado com um prêmio de US$ 500,00 (quinhentos dólares), além de um vale-brinde para o download do software de escrita de roteiro Final Draft e um feedback do escritor de roteiros Doc Comparato para as duas primeiras posições.

Realizado a fim de estimular a escrita cinematográfica, o concurso teve a participação de escolas associadas de toda a América Latina, entre elas as brasileiras Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cada escola associada apresentou na primeira fase três argumentos que foram julgados pela Comissão de Seleção integrada por Kate Lyra, representante do LATC, José Gutiérrez (IBERO-México) e Roberto Moreira, docente do CTR, representantes do CIBA-CILECT.

Curta do CTR é premiado na China

O projeto Looking China, da Academy for International Communication of Chinese Culture, anunciou no final do mês de novembro os vencedores do 2017 LOOKING CHINA Golden Lenses Awards. Entre os vencedores, está Contos da Família Pu, de Pedro Nishi, também aluno do curso de Audiovisual, um dos cinco trabalhos selecionados na categoria Prêmio Especial. Ao todos, inscreveram-se 103 documentários realizados por jovens de 37 países e 44 universidades.

É a segunda vez que Nishi participa do projeto Looking China. Em 2016, ele foi um dos quatro estudantes selecionados para participar de um programa de três semanas na China em que pode trabalhar em seu documentário. Retratos para você conta a história da menina de sete anos descendente da etnia Xibe, He Junting. Ela acaba por conhecer um estrangeiro que é acolhido por sua família, e passa os dias contando para ele sua história e seu cotidiano, até o dia que ele precisa partir de volta para o Brasil.

Retratos para você foi lançado este ano no Brasil e já foi apresentado no 20º Festival Brasileiro do Cinema Universitário, em setembro, e no festival Janela Internacional de Cinema do Recife, em outubro, entre outros festivais brasileiros. O filme já rendeu a Nishi outras duas premiações no país: o Prêmio Revelação no Festival Internacional de Curtas de São Paulo e o Prêmio de Melhor Concepção Fotográfica no Festival Primeiro Plano, em outubro.