Alunos de jornalismo vencem prêmio sobre gastronomia

No dia 27 de novembro foi divulgado o resultado do 20º Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia em sessão solene ocorrida no Salão Nobre Presidente João Brasil Vita do Palácio Anchieta, na Bela Vista, São Paulo. Os alunos Alexandre Amaral, Bianca Kirklewski, Carolina Pulice, Felipe Fabbrini, Helena Mega e Larissa Lopes, do curso de jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) foram os vencedores da categoria reportagem difundida em emissora de rádio.

A premiação é oferecida pela Câmara Municipal de São Paulo e é dividida em diversas categorias como: trabalhos acadêmicos, fotografias, reportagens difundidas em jornais, internet, emissoras de televisão e rádio, sendo que este último foi o trabalho desenvolvido pelos estudantes da ECA. O prêmio tem como objetivo incentivar as mídias especializadas a divulgarem a gastronomia paulistana.

Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia é realizado anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Rodrigo Siqueira

Os estudantes desenvolveram uma série de reportagens especiais sobre a gastronomia em São Paulo. A produção foi concebida para o programa Universidade 93,7, da Rádio USP, com a coordenação de Luciano Maluly, docente do CJE, que ministra a matéria de projetos em rádio e decidiu inscrever o trabalho dos alunos na premiação. Bianca Kirklewski, integrante do grupo finalista, conta que a ideia para desenvolver um programa de rádio sobre culinária surgiu porque muitos deles assistiam e tinham interesse por programas semanais de culinária, o que gerava muito debate entre os integrantes do grupo. Assim, eles decidiram condensar esse interesse em um especial. “A ideia do programa era ir além do prato que comemos, buscar entender seu contexto e história”, pontua. Carolina Pulice, outra integrante, disse ter sido "bem inesperado" ser finalista do prêmio. "Mas ficamos bem felizes, porque foi muito legal fazer o programa, e foi ainda mais legal saber que outras pessoas gostaram também”, explica.

Programa de rádio foi concebido para o quadro Universidade 93,7, da Rádio USP, e teve a coordenação do professor Luciano Maluly. Foto: Setor de Fotografia/CMSP

O programa foi dividido em duas edições, ambas com duração aproximada de 25 minutos. A primeira parte volta-se para a temática de comida de rua, passando pelos conhecidos food trucks e pelas tradicionais feiras de rua. Ainda no primeiro momento do programa, os alunos conversam com Helena e Lucio Manosso, ex-participantes de um programa de gastronomia na televisão aberta. Buscando pela diversidade da culinária, eles apresentam a pluralidade gastronômica mundial com uma ida até a Festa do imigrante que ocorreu em junho deste ano. Os estudantes experimentaram alguns pratos disponíveis na festa e explicaram a importância da culinária para a cultura e história dos povos.

No segundo bloco, os repórteres se dividem em tarefas buscando diferentes âmbitos da culinária do estado. O programa têm início com o acompanhamento de uma família de refugiados da guerra na Síria, que abriram na capital um restaurante de comida típica da região em que viviam. Em seguida, são apresentadas as impressões acerca do Bom Prato, restaurante popular administrado pelo governo do estado, que oferece o café da manhã por R$ 0,50 e o almoço por R$ 1,00. Ao final, os estudantes apresentam comidas típicas de festas juninas, dividindo uma receita de bolo de fubá com os ouvintes. As duas edições do programa podem ser encontradas aqui e aqui.