Alunos do CTR têm filmes selecionados para festivais internacionais de cinema

Os alunos Pedro Nishi, Alice Hirata, Cassandra Reis e Leonardo Cantú, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), tiveram os seus filmes selecionados para participar de festivais internacionais.

Tempo de ir, tempo de voltar é o curta de Pedro Nishi que tem como narrativa a história de três irmãos que voltam a morar juntos na casa de infância. O filme foi selecionado para o 7º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, na categoria Outros Olhares. O festival tem como objetivo destacar a produção independente realizada em todo o mundo para propor o diálogo e a troca entre esses universos.

Aquário, de Alice Hirata, Lé com Cré, de Cassandra Reis, e DesTraçado, de Leonardo Cantú estão no Anima Mundi, o maior festival de animações da América Latina, criado em 1993. DesTraçado ainda foi selecionado por outros festivais na Bulgária, Estados Unidos, Reino Unido, Chile e Grécia e vencedor do Student World Awards e WorldFest-Houston.

Alice Hirata acredita que sua animação foi selecionada devido a uma onda de crescimento e reconhecimento da animação brasileira. “Um dos festivais mais importantes do mundo, o Annecy, faz homenagem ao Brasil esse ano. Há alguns anos sempre tem tido animação brasileira se destacando lá”, afirma a estudante.

Esse reconhecimento é refletido no interesse dos alunos por animações e, “por isso, faz sentido selecionar animações feitas por estudantes, para que esse novo interesse seja discutido”, acredita Alice.