Alunos e ex-alunos do CTR participam do Festival de Curtas de SP

Diversos alunos e ex-alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) participam, até 3 de setembro, da 28ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que exibe uma programação de curtas de diferentes temáticas em uma série de salas de cinema pela cidade, incluindo o Cinema da USP (Cinusp).

Na sessão Cinema em Curso Petrobras, espaço de exibição da produção universitária nacional, o aluno Lucas Piloto assina Seja Bem-Vindo!, que conta a batalha de uma família para alimentar João, um bebê de seis meses, durante um almoço de Dia das Mães, enquanto a aluna Catarina Cavallari assina Euclydes, seu projeto de TCC, que trata da tensão entre o ambiente familiar e o coletivo e do cinema como memória, a partir de filmes de família gravados por Euclydes Cavallari. Ambos os curtas serão exibidos na sexta-feira, 1º de setembro, no Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158); Seja Bem-Vindo às 15h e Euclydes às 21h.

Na sessão Mostra Brasil, que traz uma seleção ampla dos curtas metragens produzidos no país nos últimos meses, Renato Duque exibe sua animação, Oceano, também no Museu da Imagem e do Som, esta quinta, 31 de agosto, às 19h. Já o aluno Pedro Nishi leva às sessões Olhar Estrangeiro e Panorama Paulista o curta Retratos Para Você, onde conta a história da despedida entre uma menina chinesa e um estrangeiro que veio de muito longe e que a família da garota acolheu o filme será exibido no dia 31 de agosto, às 20h, na Cinemateca Brasileira – Sala BNDES (Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207), no dia 1º de setembro, às 19h, no CINUSP (R. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária) e no dia 2 de setembro, às 19h30, no CineSESC (R. Augusta, 2075).

Além destes, cinegrafistas formados pelo CTR também marcam presença na programação do Festival: Juliana Vicente apresenta Cores e Botas na sessão Mulheres Negras, em que conta a trajetória de Joana, uma menina negra dos anos 80, em seu sonho de ser paquita; e Carol Rodrigues leva à sessão Empoderadas o filme Buh D'Angelo, sobre a idealizadora da Info Preta, uma empresa de manutenção de computadores composta exclusivamente por mulheres negras e voltada preferencialmente para mulheres – ambos os curta serão exibidos no dia 1º de setembro, no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000), Cores e Botas às 19h e Buh D'Angelo às 17h.

Também participaram do festival outros ex-alunos, como Caetano Gotardo, com Merencórdia, Luis Felipe Labaki, com Que tal a vida, camaradas?, Felipe Arrojo Poroguer, com Capitão Brasil e Juliana Rojas, com A Passagem do Cometa.

A programação completa pode ser acessada no site do festival.