Anna Malikova se apresenta com programa de curadoria de Eduardo Monteiro

No próximo domingo, 3 de setembro, a Fundação Maria Luiza e Oscar Americano dá continuidade a sua série Concertos 2017, com apresentação da pianista russa Anna Malikova. O concerto tem curadoria do professor Eduardo Monteiro, docente do Departamento de Música (CMU) e conta com peças do compositor Frédéric Chopin. 

O programa conta com oito composições de Chopin - Balada nº 1 em sol menor, Noturno op. 48 nº 1 em dó menor, Berceuse op. 57 em ré b maior, Valsa op. 34 nº 1 em lá b menor, Valsa op. 34 nº 2 em lá b menor, Valsa op. 42 em lá b maior, Andante spianato e grande polonaise Brilhante op. 22 em mi b maior.

O evento terá 60 minutos de duração, a partir das 11h30. A capacidade do teatro é de 107 lugares e os ingressos custarão 50 reais.

Pianista

Anna Malikova nasceu no Uzbequistão e passou pelas Escola de Música Uspensky, Escola Central de Música e Tchaikovsky Conservatory, onde se graduou em 1991. Em 1993, obteve o primeiro lugar no Concurso ARD de Munique, que por 12 anos consecutivos não havia sido oferecido a um pianista. O sucesso garantiu-lhe destaque no cenário internacional e ela passou a atuar, então, ao lado de orquestras como a Orquestra de Câmera da Austrália, a Sinfônica de Sidney, a Filarmônica Nacional de Varsóvia e a Orquestra Corporativa da Rádio Bávara. 

Malikova destaca-se pela gravação de discos da obra de compositores como Franz Schubert, Franz Liszt, Dmitri Schostakovich, Sergei Prokofiev, Antonio Soler e Chopin. Dentre seus CDs, encontram-se os cinco concertos de Camille Saint-Säens, que ganhou o prêmio Internet Clássica em 2006, o Concerto nº 2, de Johann Brahms e a obra completa de 10 sonatas do compositor russo Alexander Scriabin.