ARS publica nova edição com variedade de temas

Já está disponível a 33ª edição da revista ARS, organizada pelo Programa de Pós-graduação de Artes Visuais da ECA, que discute assuntos relevantes no campo das artes e da cultura, principalmente as artes plásticas.

Neste número, o ensaio visual A Longa Noite, de Lucia Koch surge de fotografias da montagem de seu próprio trabalho. De acordo com o editorial das professoras Dária Jaremtchuk, Silvia Laurentiz e Sônia Salzstein, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), e Liliane Benetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nas fotos, ela explora potências e intensidades luminosas, transformando as imagens.

Imagem do ensaio visual A Longa Noite, de Lucia Koch

Essa edição possui grande variedade de temas, áreas de especialidade e filiações teóricas. As editoras acreditam que essa diversidade revela a situação da pesquisa em arte no Brasil: não existe tradição nesse campo e, por ser um grande país, os focos de interesse ficam diversos.

Anotações e dilemas de um curador no Brasil, de Felipe Scovino, O beijo de Judas de Cinthia Marcelle, de Patrícia Mourão, e Entre o ideal e o real: estética e poítica no último quadro de Jacques Louis David - uma leitura benjaminiana, de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado, estão entre os dez artigos de ARS. Além disso, há a tradução do texto Potências do falso, do artista Eric Baudelaire, em que ele imagina uma exposição cuja premissa seria questionar as margens entre o documento e ficção.