AUCANI e FFLCH oferecem tutoria gratuita online para escrita acadêmica

Monitoria de português, inglês e francês é oferecida pelo Laboratório de Letramento Acadêmico

Escrever de forma acadêmica é um dos maiores desafios para os universitários que ingressam no mundo da pesquisa. Para quem está acostumado com os gêneros literários exigidos nos vestibulares, pode ser desafiador deparar-se com normas como as da ABNT, citações e o próprio vocabulário acadêmico. Ainda mais em uma língua estrangeira. Pensando nisso, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) criou o Laboratório de Letramento Acadêmico, que oferece monitoria em português, francês e inglês. 

Adequando-se às medidas de prevenção ao coronavírus, o projeto, em parceria com a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), agora oferece as monitorias gratuitas por Skype, com agendamento prévio. As monitorias não são aulas, e sim uma oportunidade de discutir melhorias nos textos acadêmicos, de forma a atender as especificidades de cada trabalho. 

Em um cenário de internacionalização da universidade, com cada vez mais possibilidades de intercâmbio, o letramento acadêmico é essencial. A motivação das idealizadoras do projeto, Marília Mendes Ferreira e Eliane Lousada, foi a necessidade de "preparar os alunos para novos contextos de comunicação em que a língua materna e a estrangeira convivem e o registro escrito é fundamental."

As monitorias estão abertas para alunos de pós-graduação da USP. É importante ressaltar que o Laboratório não realiza revisão ou tradução de textos. Para agendamento, envie um e-mail para a equipe de inglês, francês ou português

Mais informações podem ser vistas no site oficial do Laboratório de Letramento Acadêmico.

Como medida preventiva contra o coronavírus, as monitorias serão realizadas por Skype. Foto: Mariana Chama.