AUCANI lança edital com 81 vagas e 40 bolsas de intercâmbio

A  Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) lançou o edital 838/2018 com 81 vagas de intercâmbio e 40 bolsas com o apoio do banco Santander. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Mundus até o dia 3 de abril. Não é necessário login.

Podem se inscrever os alunos matriculados em curso de graduação USP que tenham cursado disciplinas no período anterior ao previsto para o intercâmbio, comprovar nível de conhecimento necessário em língua estrangeira e estar de acordo com as exigências do edital.

Os requisitos para concorrer às vagas do intercâmbio e para concorrer às bolsas são diferentes. Para o primeiro, deve-se ter cumprido, ao menos, 20% dos créditos necessários para a conclusão do curso e dois semestres. O candidato elegível para receber a bolsa deve ter cumprido 40% dos créditos necessários para a conclusão do curso e quatro semestres, além de ter média normalizada por turma superior a 5 e nenhuma pendência em disciplinas obrigatórias do curso atual.

Nas inscrições, os interessados devem indicar até três universidades pretendidas e anexar, em formato .pdf, carta de motivação na língua de instrução acompanhada de tradução simples para o português, além da relação das disciplinas pretendidas e o comprovante de proficiência específico.

Candidatos que já participaram ou que participam de programas de iniciação científica ou de iniciação em desenvolvimento tecnológico da USP, terão um acréscimo de 10% das notas. E alunos que recebam auxílio/apoio da USP terão suas notas acrescidas em 5%.

Serão concedidas 20 bolsas com o valor de R$ 20.000,00 até o vigésimo colocado, desconsiderando os inscritos para a América do Sul. E 20 bolsas com o valor de R$ 10.000,00 serão oferecidas aos candidatos para a América do Sul, independentemente da colocação, e para os demais destinos até que estejam esgotadas as bolsas neste valor.