Biblioteca da ECA cria manual de normalização para trabalhos acadêmicos

A Biblioteca da ECA acaba de lançar o Manual de Normalização complementar às Diretrizes USP para elaboração de Dissertações e Teses. O trabalho é de autoria dos bibliotecários Lilian Viana, Marina Macambyra e Welber Lustosa.

Marina Macambyra explica que, há alguns anos, os alunos passaram a procurar o serviço da Biblioteca para tirar dúvidas em relação a questões de normalização de documentos específicos. “As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as Diretrizes USP têm muitas orientações e exemplos de referências e de citações, mas têm poucos exemplos e poucas explicações a respeito de filmes, vídeos do Youtube, músicas, partituras”, afirma Marina. Documentos com que o aluno da ECA trabalha frequentemente.

Pensando nisso, além de criar um manual que contempla as referências e citações que não estão claras nas norma ABNT e nas Diretrizes USP, a Biblioteca também produziu um treinamento presencial para normalização.

“A gente fez uma apresentação para ser usada no treinamento presencial e, se a pessoa quiser, pode ver a apresentação que está disponível no site e depois tirar dúvidas com a gente, marcando uma hora”, explica a bibliotecária.

O Manual de Normalização da Biblioteca da ECA: complementar às Diretrizes USP (ABNT) apresenta sugestões para citar vídeos do Youtube, tweets, páginas do Facebook, séries, partituras, entre outros materiais, além de respostas para algumas dúvidas frequentes.