Biblioteca diversifica atendimento e lança questionário para mapear demandas dos usuários

Valendo-se de ferramentas que vão do tradicional blog aos tutoriais em vídeo, funcionários da biblioteca têm realizado de diversas maneiras o suporte aos usuários

 

Desde que começou o período de distanciamento social, o Serviço de Atendimento da Biblioteca tem se mantido ativo e disponível remotamente para os usuários. As questões da comunidade são respondidas por meio dos perfis da biblioteca nas redes sociais e principalmente pelo e-mail ecabiblioteca@usp.br. 

Sabendo da importância dos recursos online para a continuidade do estudo e do trabalho dos usuários, a equipe tem apostado na divulgação destas ferramentas, sempre com dicas para sua melhor utilização. Além dos canais já conhecidos, como o Blog da Biblioteca, esse suporte pode ser encontrado na forma de tutoriais, como o que ensina a utilizar o Sistema de Busca Integrada da USP, recurso indispensável enquanto as bibliotecas permanecem fechadas. 

Uma novidade são os tutoriais em vídeo, sobre temas variados. Os quatro primeiros explicam como usar o Portal de Busca Integrada Aguia, e as bases de dados Art Full Text e Scopus. O último tutorial, dedicado à normalização de textos acadêmicos, já está no ar.  

 

ilustração com um gato e a frase biblioteca fechada e agora

Os funcionários da biblioteca também têm dado apoio a atividades acadêmicas, enviando materiais e disponibilizando-se para encontros virtuais que integram disciplinas ministradas na Escola. 

Para identificar demandas que ainda não tenham sido atendidas, foi lançado um questionário online, que pode ser respondido até o dia 20 de maio. A pesquisa é voltada para alunos, professores e funcionários da ECA e de outras unidades da USP.

Acompanhe os canais de divulgação da biblioteca para não perder nenhuma novidade durante a quarentena. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

 

Blog da Biblioteca

Bastante conhecido, com quase 8000 acessos só no último mês, o blog é mantido desde 2009, com postagens semanais preparadas pelos bibliotecários de referência. Divulga informações sobre o acervo, serviços, memória e produções da ECA.  No dia 16 de março foi publicado um texto com links para diversas fontes de informação sobre o coronavírus. Desde o início do isolamento social o blog apresenta uma série de posts sobre o tema acesso a fontes de informação, com destaque para uma área diferente por semana. Além disso, postagens antigas sobre assuntos pertinentes ao momento são divulgadas regularmente nas redes sociais, com informações atualizadas. Para acessar, clique aqui

 

Redes sociais

As principais e mais antigas são o Facebook e o Twitter. As postagens trazem avisos frequentes sobre o atendimento, além de destacar as principais atualizações do blog da biblioteca. Também são compartilhadas informações de interesse para a comunidade publicadas em outros perfis e sites. 

A biblioteca acaba de retomar os posts de sua conta no Instagram. Não deixe de seguir. 

 

Boletim Acontece na Biblioteca

É uma newsletter voltada para o público que não acessa o site, o blog e as redes sociais. Traz as notícias mais importantes sobre a biblioteca e um resumo do que foi publicado no blog e nas redes sociais. Para assinar o boletim, clique aqui

 

Site

Reúne todas as informações importantes e de caráter permanente. A seção Notícias destaca informações sobre o funcionamento da biblioteca, renovação de empréstimos e outros assuntos de interesse do usuário. Acesse

 

Texto: Amanda Ferreira e Marina Macambyra