Saiba mais sobre a biblioteca e seu acervo

Biblioteca promove visitas guiadas e exposição de livros até o final de março

Livros e outros materiais de estudo e pesquisa são indispensáveis ao longo da trajetória de qualquer estudante. Para receber os novos alunos e familiarizá-los com esse ambiente que agora passa a fazer parte de seu cotidiano, a biblioteca da ECA promove visitas guiadas até o final de março.

As visitas acontecem de segunda a sexta, das 9h às 20h, sempre de hora em hora. É uma boa oportunidade para entender como funciona o empréstimo de livros e outros materiais, além de conhecer os acervos e a estrutura para estudos que a biblioteca oferece. 

Durante este período, acontece também uma exposição de livros e outros materiais, para estimular a curiosidade e a troca de informações sobre os acervos. A exposição começa destacando materiais indicados pelos funcionários da biblioteca, e a ideia é que os alunos também participem. Para isso, serão disponibilizados papéis em que os estudantes poderão sugerir livros e filmes, compartilhando suas impressões a respeito das obras. Também é possível participar pelas redes sociais, usando a hashtag #sugestãoBibliotECA. É importante lembrar que os materiais indicados devem fazer parte do catálogo da biblioteca. 

Foto: Mariana Chama.

 

O acervo

Na Biblioteca da ECA o estudante tem à disposição um grande e bem selecionado acervo de livros, teses, filmes, partituras, CDs, discos em vinil, livros de artista, catálogos de exposições, revistas acadêmicas de todas as áreas e muitas outras coleções. Quase tudo está disponível para empréstimo. O acervo da biblioteca é voltado às áreas de Turismo, Biblioteconomia, Publicidade, Propaganda e Marketing, Cultura, Comunicação, Educação, Linguística, Literatura, Jornalismo, Artes Visuais, Cinema, Rádio, Televisão, Teatro e Música. 

Há também um pequeno acervo de fotografias em papel, livros raros, revistas populares antigas – como Manchete, Cruzeiro e Veja – , jornais da imprensa alternativa dos anos 60 e 70, partituras manuscritas, peças de teatro não-editadas (datilografadas ou mimeografadas), roteiros de cinema e telenovelas, histórias em quadrinhos antigas, e obras de arte originais criadas como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou teses e dissertações da graduação em Artes Visuais. A forma de acesso varia um pouco de acordo com o tipo de material, condições de conservação, direitos autorais, etc. Esses materiais podem ser consultados na biblioteca solicitando a ajuda de um funcionário, podendo ser fotografados ou, em alguns casos, digitalizados. A USP também publica e assina revistas eletrônicas brasileiras e estrangeiras, que os funcionários da Biblioteca podem ajudar a conhecer e a explorar.

Os alunos também podem solicitar um livro de qualquer outra biblioteca da USP com seu cartão USP ou e-card. Alunos da graduação podem emprestar dez itens pelo período de dez dias. O prazo de empréstimo pode ser renovado por três vezes, se não houver reserva do material. É possível fazer a reserva para empréstimo pela internet, pelo aplicativo ou entrando em contato com a Biblioteca. Veja as instruções neste link

 

O espaço físico

A biblioteca também possui mesas individuais para estudo, salas de estudo para grupos, além de salas coletivas e cabines individuais para assistir filmes do acervo. São opções que preenchem um dia inteiro de visita. 

No momento, a Biblioteca passa por uma reforma do piso, que já se encontra em fase final. A previsão de término é em meados de março. 

Durante o Carnaval, a biblioteca permanecerá fechada. O funcionamento normal será retomado na quinta, dia 27 de fevereiro, a partir das 8h. 

Para conhecer mais, acesse o  Blog da Biblioteca, a página do Facebook e o Twitter

 

Texto: Amanda Ferreira e Samantha Nascimento