CAP promove curso sobre arte japonesa

​O Departamento de Artes Plásticas (CAP) promove entre os dias 21 de agosto e 30 de outubro o curso de extensão Arte Japonesa em contextos, ministrado pelas professoras Madalena Hashimoto Cordaro e Michiko Okano. O curso acontece sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, no Auditório do EdA – Espaço das Artes.

O curso pretende introduzir os alunos à arte japonesa por meio de duas aulas preliminares que traçarão um panorama de História da Arte Japonesa. Seguem-se cinco encontros a respeito de assuntos artísticos contextualizados com alguns temas específicos como questões como cópia, originalidade, mestres de xilogravura da era Edo como Hokusai ou da era Meiji como Yoshida (Era Meiji), relação entre caligrafia e imagem, borrões das pinturas monocromáticas japonesas, dança moderna, mangá e cultura pop japonesa. Acrescentam-se ainda, uma aula temática, uma palestra e duas mesas redondas. Confira abaixo o cronograma de aulas:

21 e 28 de agosto
Aulas introdutórias: A arte japonesa
Michiko Okano

O experimentalismo em Takashi Murakami
Lizia Ymanaka Barreto (FFLCH-USP)

Originalidade de criação autoral nipo-brasileira na estética musical da bossa nova
Atílio Avancini (ECA-USP)

Shin-hanga: estampas de paisagem de Hiroshi Yoshida
Priscila Yanagihara Shimizu (FFLCH-USP)

Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai: a narrativa a partir da tradição, da repetição e da variação
Gabriela Rocha Itocazo (FFLCH-USP)

A dança japonesa: da era moderna à contemporaneidade
Nadya Moretto (ECA-USP)

Caligrafias japonesas: intervalos, desdobramentos e possibilidades
Rafael Miyashiro (Centro Universitário Belas Artes)

O gosto pelo borrão nas artes visuais japonesas
Pedro Hamaya (ECA-USP)

Pedagogia da imitação: a cópia como forma de transmissão na cultura japonesa
Luis Fukushiro (FE-USP)

Simonia Fukue (FFLCH-USP)
O mangá e a arte contemporânea japonesa

Mariany Nakamura (ECA-USP)
Expressões da cultura pop nipo-brasileira no cenário digital

Aula temática: a erótica japonesa
Madalena Hashimoto Cordaro

Palestra oferenda: a coleção de artefatos asiáticos
Fausto Godoy (ESPM)

Membros associados do Grupo de Estudo Arte Ásia
Mediação: Prof. Dr. Atílio Avancini

O curso é aberto a alunos de toda a USP e demais interessados. Para participar, é preciso efetuar a inscrição na secretaria do CAP.

Serviço:
Curso Arte Japonesa em contextos

Data: de 21 de agosto a 30 de outubro
Horário: quartas-feiras, 14h às 16h
Local: Auditório do EdA – Espaço das Artes (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária)