CBD cria o curso de especialização "Cultura: Plano e Ação"

O Laboratório de Cultura, Informação e Público (LaCIP), sediado no Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD) da ECA promove pela primeira vez o curso de especialização Cultura: Plano e AçãoO curso tem como público-alvo secretários, dirigentes estaduais e municipais de cultura e os candidatos a postos de liderança no poder público na área cultural, além de interessados em geral.

O objetivo é fornecer instrumental teórico-prático para os dirigentes de cultura ou aos candidatos a postos de liderança em instituições culturais, tendo como base a elaboração de um plano de cultura para um município real, desenvolvido a partir dos conceitos expostos durante o curso e o uso de ferramentas de gestão necessárias para a implantação do plano. A especialização conta com a presença de professores da ECA, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Segundo o professor Luiz Augusto Milanesi, o curso "responde a demanda dos dirigentes municipais de cultura" que, muitas vezes, são indicados para este tipo de cargo sem qualquer de preparo na área.

Cultura: Plano e Ação possui aulas presenciais mensais, realizadas no Campus USP da Capital, com a realização de atividades e tarefas à distância através do sistema Moodle, plataforma on-line de aprendizagem e apoio às disciplinas da USP. Dividido em módulos, a especialização conta com aulas temáticas como: história e conceitos de ação e políticas, planejamento e avaliação de planos, programas e projetos culturais, produção cultural e economia criativa, cultura & educação e equipamentos culturais e ações sociais neles desenvolvidos. O trabalho de conclusão de curso será um plano de cultura do município onde o estudante reside.

Para a participação no curso é necessário que o interessado envie até dia 2 de março um e-mail para lacip@usp.br, que deverá incluir, em anexo, um currículo resumido, de no máximo duas páginas, e um texto em que o candidato deverá expor as motivações que o levaram a se interessar pelo curso com, no máximo, 500 dígitos. O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de março a partir das 12 horas no site do LaCIP.

Serviço:

Curso de especialiação Cultura: Plano e Ação
Realização: Laboratório de Cultura, Informação e Público (LaCIP) - CBD
Horário de atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h até 13h
Inscrições até o dia 2 de março
Período de duração do curso: 15 de março de 2018 até 26 de novembro de 2019
Informações, valores e inscrições no site do LaCIP