Chamada de artigos para o II Colóquio Internacional de Cinema e História

O Grupo de Pesquisas História do Audiovisual convida pós-graduandos, mestres, doutores e pós-doutorandos, com pesquisas sobre a relação entre cinema e história, para enviarem artigos e propostas de comunicações para o II Colóquio Internacional de Cinema e História, que será realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro, na ECA.

Os trabalhos devem ser enviados entre os dias 15 de julho e 21 de agosto, exclusivamente pelo e-mail iicoloquiocinemahistoria@gmail.com. São esperados artigos que dialoguem com aspectos como a representação da história no cinema, as relações entre pesquisa histórica e análise fílmica e o uso de arquivos e acervos cinematográficos como ponto central de análise de períodos históricos. Mais informações sobre as regras para envios de propostas podem ser encontradas no site do grupo de pesquisa.

O Colóquio

Chegando a sua segunda edição, o evento tem como objetivo a promoção do debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética de obras fílmicas com preocupações historiográficas, considerando o audiovisual em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico.

Entre os conferencistas já confirmados, encontram-se Anita Leandro, cineasta e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Charles Musser, docente da Universidade de Michigan e Mariano Mestman, da Universidade de Buenos Aires.