Chamada de trabalhos para a próxima edição da Revista Aspas vai até 1 de junho

Artigos devem refletir sobre a relação entre corpo, urbanização e arte

 

"Qual o papel do corpo no corrente processo de urbanização da experiência artística?" Essa é uma das perguntas que a próxima edição da Revista Aspas pretende responder. Com o tema Corpo Cidade, a publicação dedicada ao universo das Artes Cênicas está com chamada de trabalhos aberta até o dia 1 de junho. 

Considerando a longa trajetória – iniciada em fins do século XIX – de subversão das convenções representadas pelos cubos brancos dos museus e pelas caixas pretas dos teatros, e a consequente proliferação de manifestações artísticas no espaço urbano, a publicação pretende contribuir "com o debate sobre as possíveis relações entre corpo, arte e cidade". A convocatória enfatiza ainda a urgência da reflexão sobre a "crescente manipulação de práticas artísticas urbanas para a produção de publicidade sem esfera pública um dos disfarces recorrentes dos processos de privatização do espaço público."

Para mais informações sobre a submissão de artigos, escreva para revistaaspas@usp.br .

 

helio oiticica com integrantes da escola de samba mangueira vestindo parangolés

A realização de intervenções artísticas na cidade foi chamada por Hélio Oiticica de poetização do urbano. Na imagem, o artista aparece com sambistas da Mangueira vestindo uma de suas mais famosas criações, os parangolés. Foto retirada do filme Hélio Oiticica, de César Oiticica Filho. 

 

Revista Aspas

É uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, com foco especial nas metodologias desenvolvidas na área. Merece destaque a seção Forma Livre, que apresenta trabalhos em formatos que fogem ao padrão tradicional da produção acadêmica. Sempre aberta a novos autores, Aspas dá um panorama geral da pesquisa acadêmica nas Artes Cênicas e em suas ramificações.

 

Conheça as outras revistas científicas da ECA nesta matéria