China, Taiwan, Reino Unido, Portugal: docentes e estudantes da ECA têm novas possibilidades de intercâmbio no exterior

Novos convênios firmados pela ECA com universidades estrangeiras preveem a mobilidade de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação

A ECA acaba de firmar dois novos convênios com universidades estrangeiras: com a Tsinghua University, da China, e a Taipei National University of the Arts, de Taiwan, além de renovar os convênios já existentes com a Newcastle University, do Reino Unido, e a Universidade de Aveiro, em Portugal.

Lembrando que em virtude da pandemia do novo coronavírus, os editais de intercâmbio da ECA estão suspensos; a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) recomenda ainda o adiamento de viagens de intercâmbio para o exterior.

Confira mais informações sobre os convênios mais recentes da ECA:

Tsinghua University (China)

O convênio entre a Escola de Jornalismo e Comunicação da Tsinghua University e a ECA contempla as áreas de Comunicação e Audiovisual. O público-alvo são docentes e pós-graduandos (mestrado e doutorado) de ambas as instituições – o acordo não prevê a participação de estudantes de graduação. Cecília Antakly de Mello, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), é a coordenadora brasileira do convênio, que tem validade até novembro de 2024.

Foto: Divulgação/Tsinghua University

Taipei National University of the Arts (Taiwan)

O acordo de cooperação internacional firmado entre a ECA e a Taipei National University of the Arts prevê a participação de docentes, alunos de graduação e alunos da pós-graduação nas áreas de Cinema e Novas Mídias (School of Film and New Media). Com validade até dezembro de 2025, o convênio é coordenado, na ECA, também pela professora Cecília Antakly de Mello, do CTR.

Foto: Divulgação/TNUA

Newcastle University (Reino Unido)

Assinado em 2020, o convênio entre a School of Modern Languages da Newcastle University e a ECA é válido até novembro de 2025. A Escola possui três áreas principais de pesquisa: Tradução e interpretação, Cinema, mídia e artes visuais e Linguística. Coordenado por Marco Antonio da Silva Ramos, professor sênior do Departamento de Música (CMU), o acordo de cooperação irá beneficiar alunos de graduação tanto da área de Comunicação quanto de Artes.

Foto: Divulgação/Newcastle University

Universidade de Aveiro (Portugal)

Assinada agora em 2021, a renovação do acordo de cooperação internacional entre a Universidade de Aveiro e a ECA tem duração de cinco anos, beneficiando docentes, alunos de graduação e pós-graduação e membros da equipe técnico-administrativa das áreas de Comunicação e Ciências da Informação. O Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da universidade portuguesa oferece cursos de licenciatura em Design, Música e Novas Tecnologias da Comunicação, além seis programas de mestrado e quatro cursos de doutorado nas áreas de Comunicações e Artes. A coordenadora brasileira do convênio é a professora Brasilina Passarelli, do Departamento de Informação e Cultura (CBD).

Foto: Divulgação/Universidade de Aveiro

As vagas de mobilidade serão negociadas com cada instituição estrangeira e serão divulgadas nos próximos editais de intercâmbio da ECA. Para mais informações, entre em contato com a CRInt.