CJE elege nova chefia de Departamento

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA elegeu o professor André Chaves de Melo Silva como novo chefe de Departamento. O vice-chefe será o professor Dennis de Oliveira. A consulta de chapa única contou com a participação de docentes, alunos e funcionários do CJE e a posse do novo diretor acontece no próximo dia 8 de dezembro. O cargo tem duração de dois anos.

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em História pela USP, André Chaves ministra aulas nas disciplinas do curso de jornalismo desde 2011. Dentre suas principais linhas de pesquisa está o jornalismo e a comunicação na área científica, o ensino em educação e história e as relações de poder. Dennis de Oliveira é coordenador do Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação (CELACC), vice-líder do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular (Alterjor) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (Neinb).

O CJE foi um dos seis primeiros departamentos fundados junto à ECA, no ano de 1966. O vestibular que inaugurou o curso de jornalismo – a carreira de Editoração só passou a existir após 1972 – ocorreu no ano seguinte, em 1967. Naquele ano, foram selecionadas duas turmas de 30 estudantes cada. Entre os alunos da primeira turma, estava a atual professora do CJE, Alice Mitika, que mesmo depois aposentada permanece ministrando aulas no curso de jornalismo.