Colóquio Latino-Americano: os saberes metodológicos do Sul

Como parte da programação do Pré-Congresso da INTERCOM 2016 foi realizado nos dias 3 e 4 de setembro o “Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação”, no Hotel Quality Faria Lima (R. Diogo Moreira, 247, em São Paulo).

Pesquisadores de diferentes países da América Latina debateram sobre as “Metodologias de Pesquisa da Comunicação na AL”, de forma a traçar um panorama teórico crítico das metodologias que dão suporte à pesquisa, numa perspectiva diacrônica e sincrônica.

Para Giovandro Marcus Ferreira (UFBA), coordenador geral do Colóquio, foi possível explorar o campo comunicacional através de variadas estratégias de análise, como por exemplo, comunicação comunitária, folkcomunicação, jornalismo digital, análise do discurso da mídia. Além disso, os participantes do Colóquio também debateram sobre as contribuições das instituições científicas da AL, entre elas, a CIESPAL, cátedras da UNESCO e as próprias universidades em que atuam.

Entre as demandas futuras estão a promoção de projetos de estudos bibliométricos em conjunto, e o incentivo ao trabalho investigativo sobre as atuais metodologias entre os grupos de pesquisa de diferentes instituições acadêmicas; buscando-se assim, contribuir para uma reflexão epistemológica sobre o cenário midiático latino-americano na contemporaneidade, bem como permitir a elaboração de uma análise crítica sobre o processo de estruturação teórica a partir do contexto latino-americano.


Giovandro Marcus Ferreira (UFBA), coordenador geral do Colóquio

 

 

Texto : Regina Cunha, doutoranda do PPGCOM- Programa de Pós-graduação de Ciências da Comunicação ECA/USP
Foto: Bob Paulino