Coleção de Cadernos de Turismo expande conhecimento da universidade para municípios

No dia 25 de junho, foi lançado o primeiro volume da coleção dos Cadernos Aplicados de Turismo, organizados pelo Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES). O evento contou com a participação de diversos docentes e também de gestores públicos com enfoque em turismo. 

A coleção é resultado de mais de duas décadas de projetos que alunos do curso de Turismo fizeram em conjunto com municípios do Estado de São Paulo. Ao expandir o conhecimento produzido pela Universidade, a iniciativa promove um verdadeiro diálogo entre o mundo acadêmico e a sociedade.

Além de dar visibilidade à produção do CETES, a Coleção também contribui para impulsionar projetos já existentes, como o USP Municípios, lançado em 2016. Esse programa busca prestar auxílio para cidades de pequeno e médio porte em São Paulo, por meio de ações de extensão – cursos, seminários, assistência. Sobre este aspecto, o vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes contou: "muitas pessoas falam: que bom que finalmente a USP está saindo dos muros. Mas na verdade a USP já faz isso há muitos anos, desde a época da construção do estádio do Morumbi, ou da reforma da Catedral da Sé, por exemplo. A Universidade participa ativamente na  sociedade."


Da esquerda para direita: Clotilde Perez, chefe do CRP, Eduardo Monteiro, diretor da ECA, Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP, e Karina Solha, professora do CRP e uma das organizadoras da coleção

Outro ponto destacado pelo dirigente foi o envolvimento que o programa possui com autoridades de cada município e formação de redes entre universidade e alunos, por exemplo: "Nós temos 645 municípios no estado de São Paulo. Desses, 88% deles têm menos que 100 mil habitantes. Então o que acontece é que com essa composição de pessoas alocadas nesses municípios, talvez a Universidade pudesse fazer aquilo que de diferente ela já faz: em vez de atuar de uma forma segmentada, pudesse fazer de forma abrangente. E é isso que o programa USP Municípios está tentando fazer. Nesse primeiro momento estamos visitando vários desses municípios e as autoridades desses locais para podermos explicar o que vamos fazer. A ideia do programa é termos nossos alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com nossos professores, atuando em prol de alguns projetos que os municípios desejam realizar, tornando-os possíveis." 


Da esquerda para direita, as organizadoras do primeiro caderno da coleção: Rosana Bignami, Jéssica Sakagushi e Karina Solha

Os Cadernos Aplicados de Turismo representam um passo importante também dentro do ensino. Isso porque os alunos puderam aprender na prática, elaborando programas de turismo. Durante o evento, foi lembrado que esse setor tem capacidade de fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de renda. 

A publicação não tem fins apenas de divulgação, mas busca possibilitar um diálogo entre o grupo e outros setores da sociedade, para que o conhecimento ali produzido possa gerar impacto positivo para os municípios e seus habitantes.

O primeiro volume da coleção, chamado Comunicação de Destinos Turísticos, já está disponível para download aqui

Fotos: Verônica Cristo