Com apoio de laboratório do CTR, portal facilita atendimento psicológico nas escolas

Projeto encabeçado pelo Instituto de Psicologia tem equipe multidisciplinar e conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação

 

Não é raro que crianças e adolescentes enfrentem dificuldades em algum momento de sua vida escolar. Problemas de aprendizado ou no convívio com colegas e professores podem comprometer a formação e a saúde mental destes estudantes se não forem devidamente abordados. Fornecer ferramentas para enfrentar estas questões de maneira adequada e efetiva é o intuito da Orientação à Queixa Escolar (OQE), uma abordagem inovadora de atendimento psicológico a pessoas que estão enfrentando percalços e sofrimentos na escola. 

Surgida no Instituto de Psicologia (IP) em 1998, a OQE integra saberes da Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica, atenta a determinantes históricos e sociais. Hoje, o trabalho desenvolvido no IP é referência nacional na área, com a aplicação de suas publicações e aulas em disciplinas da Psicologia Escolar ministradas em diversas localidades do Brasil. 

A crescente procura por formação e subsídios para tratar das queixas escolares, em grande parte feita por profissionais de lugares longínquos, motivou a criação do projeto de um site, o Portal OQE. Para sua construção, foi firmada uma parceria com o professor Almir Almas, coordenador do Laboratório de Arte e Mídia (LabArteMídia), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, por meio do Programa Unificado de Bolsas (PUB). O projeto ganhou corpo e uma equipe multidisciplinar, composta por estudantes do IP, da ECA, da Faculdade de Educação (FE) e de outras unidades da USP. 

Após dois anos de trabalho, o Portal OQE será lançado neste sábado, 27 de junho, em evento virtual. O site é um repositório de saberes e instrumentais que disponibiliza de forma fácil, bonita e democrática aulas, vídeos, instrumentos técnicos, referências bibliográficas, apresentações, trabalhos de alunos, pesquisa e outros conteúdos. Será um recurso útil para subsidiar interessados em compreender e trabalhar com queixas escolares, oferecer conhecimentos e materiais de qualidade para docentes e cuidar dos referenciais desse corpo de saberes, que corria o risco de se distorcer dada a ampla disseminação já existente.

O lançamento acontecerá às 15h pelo canal do Portal OQE no Youtube, com a participação de pesquisadores do IP e representantes de entidades envolvidas com a Psicologia Escolar.

 

Flyer lançamento Portal Orientação à Queixa Escolar

Serviço

Lançamento do Portal Orientação à Queixa Escolar

Data: 27 de junho

Horário: 15h

Via Youtube