Com curadoria de docente do CJE, instalação aborda arte, meio ambiente e consumo

Mostra reúne obras do artista, pesquisador e professor Wilton Garcia, ex-aluno da ECA

No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, acontece a abertura da exposição instalação XXX_, de Wilton Garcia. Com curadoria de Luciano Maluly, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e produção de Rosa Maria Esteves Migotto, a mostra reúne dez conjuntos produzidos pelo reaproveitamento de materiais descartáveis. A inauguração acontece às 11h na sede da Caixa Cultural, no centro da cidade, e tem entrada gratuita.

A exposição apresenta trabalhos que utilizam técnicas mistas (colagem, desenho, escultura, fotografia, pintura) para criação de experimentações poéticas que apostam no exercício criativo de reapropriação e reuso de diversos materiais precários, sensíveis e que exploram o debate sobre sustentabilidade. Para o artista, “experimentar é arriscar, por isso a arte contemporânea torna-se uma enorme aventura de subjetividades, ao prevalecer a produção de efeito. Entre estética, técnica e ética, os trabalhos desta exposição vasculham o resto, a sobra, para debater nossa (re)dimensão representacional de sujeito contemporâneo. Gosto de propor desafios. Provocar reflexão faz parte da minha proposta”.

Wilton Garcia fez mestrado e doutorado na ECA e, atualmente, é professor e pesquisador na FATEC Itaquaquecetuba e na Universidade de Sorocaba (UNISO). Desde 2000, participa de exposições coletivas e individuais, em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Como artista e pesquisador, trabalha com imagem, fotografia e objetos que compreendem estudos contemporâneos.

Na abertura, artista e curador oferecerão uma visita guiada à exposição, às 13h, e um workshop criativo no dia 22 de março, no mesmo horário. A instalação XXX_ estará em exposição de 25 de janeiro a 22 de março, das 13h às 19h, na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo).

Arte, meio ambiente e consumo são temas do artista Wilton Garcia para a instalação XXX_.
Foto: acervo pessoal do artista