Com dossiê sobre Arlindo Machado, revista Significação está com chamada de trabalhos aberta

Artigos podem ser enviados até 7 de março; dossiê será publicado em julho, no aniversário de um ano da morte do professor, pesquisador, crítico e curador

 

A Significação - Revista de Cultura Audiovisual está com chamada de artigos aberta para seu 13º Dossiê Temático, com o tema Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes. A data limite para o envio dos textos é 7 de março de 2021.

Falecido em julho de 2020, o professor e pesquisador desenvolveu profícuo percurso entre a Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde se pós-graduou e lecionou, e a USP, onde cursou a graduação, lecionou e fez Livre Docência, vínculos institucionais que lhe conferiram um lugar entre os pesquisadores mais citados da área de comunicações.

A Revista Significação convida pesquisadores a problematizar a obra de Arlindo Machado em dossiê a ser lançado em julho de 2021, efeméride de um ano de sua morte. A proposta é analisar e discutir o crítico de vídeo na imprensa, o curador e o pesquisador em comunicações e artes, além de realizador de filmes científicos e curtas experimentais – entre eles o documentário O Apito da Panela de Pressão e o trabalho Eisenstein Multimídia.

Sua obra abarca reflete sobre as “imagens técnicas”, expressão corrente em seus livros, artigos e currículo, contemplando formas expressivas como a fotografia, a TV, o primeiro cinema, o cinema, o vídeo e a arte experimental. Nestes campos de investigação explora recortes pouco frequentados, inaugurando leituras originais de gêneros como o vídeoclipe, o filme científico, programas de televisão de grandes cineastas, séries e novelas, sempre questionando classificações disciplinares e atravessando as separações entre teoria e prática, na contramão das estruturas acadêmicas tradicionais. 

O principal objetivo do dossiê é estimular a produção de textos que desenvolvam questões postas, mas não respondidas pelo trabalho de Arlindo Machado, contribuindo para o avanço da agenda da pesquisa e da realização audiovisual nas diversas áreas semeadas pelo seu trabalho. 

Além dos artigos para o dossiê, a chamada também aceita textos para as demais seções da revista, a serem publicados na mesma edição. 

Saiba mais sobre a chamada de artigos neste link

 

Arlindo Machado O professor, pesquisador, crítico e curador Arlindo Machado, falecido em julho de 2020. Foto: Sonhar TV/ Youtube. 
 

Significação - Revista de Cultura Audiovisual

Como o próprio nome já revela, a Significação se ocupa de temas relacionados ao audiovisual e ao cinema, abordando desde a televisão e o rádio até as mídias digitais. Com diferentes perspectivas teóricas, os artigos têm obras audiovisuais como objeto de análise. 

Além disso, a revista tem também um canal no Youtube, com vídeos de entrevistas com professores e estudiosos da área.