Com inauguração do órgão de tubos na Catedral Evangélica, alunos da ECA ganham novo instrumento para estudos

Nos dias 22 e 23 de março, a USP promoveu dois concertos para celebrar a inauguração do órgão de tubos, cedido à Catedral Evangélica de São Paulo. As apresentações marcam o início de um festival, com concertos gratuitos às sextas, sábados e domingos, entre os meses de março e junho na sede da catedral, no bairro da Consolação, em São Paulo. Uma parceria com a ECA permitirá o uso do instrumento pelos alunos e docentes do Departamento de Música (CMU) e, por seu intermédio, por professores e estudantes vinculados às universidades e escolas de música do estado de São Paulo.

A abertura do festival contou com apresentações da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência de Valentina Peleggi, tendo como solista o organista e professor do CMU, José Luís de Aquino. No repertório do concerto inaugural, composições de Bach, Händel e Saint-saëns. “Este é um momento de alegria para todos nós. Para a Universidade, porque, a partir de agora, nossos professores e alunos poderão dispor de um instrumento para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas; e para a sociedade paulista, que passa a contar com mais um centro cultural em São Paulo”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan, na cerimônia de inauguração.

Eduardo Monteiro, diretor da ECA, ressalta a importância da instalação do órgão para as atividades didáticas e artísticas da Escola. "Acabou sendo uma solução muito boa, que abre aos alunos a possibilidade de utilizar o instrumento em aulas, ensaios e concertos, ganhar experiência no mercado de trabalho, além de estar em uma instituição para o uso de toda a comunidade" – a proposta do convênio é que o órgão seja acessível a todas as escolas de música do estado. A catedral também deverá receber concertos internacionais  já há institutições interessadas em parcerias neste sentido, revela Monteiro, como o Teatro Cultura Artística, atualmente em reforma.

No canto superior esquerdo, órgão de tubos da USP, instalado na Catedral Evangélica de São Paulo

Há cerca de quatro anos, o Departamento de Música (CMU) tomou a iniciativa de buscar por possíveis parceiros para a instalação do órgão de tubos, uma vez que o campus da USP não dispunha de local adequado para receber o instrumento. A cessão do órgão para a catedral evangélica foi finalmente formalizada em setembro de 2017, envolvendo as duas instituições e a Fundação Mary Harriet Speers – responsável pelo aporte financeiro do projeto. O convênio abarcava a montagem, instalação, utilização e manutenção do órgão, além de estabelecer a elaboração e promoção de programas de incentivo à música e de educação musical.

O professor José de Aquino acompanhou diretamente toda a obra na catedral evangélica, desde a preparação do local até a instalação do instrumento em si. “Com cerca de 19 toneladas, ele oferecerá aos organistas um grande leque de possibilidades interpretativas”, explica o professor José de Aquino. A estrutura é composta por cerca de 3.500 tubos, com medidas que oscilam entre 5 metros – na fachada – e 15mm, confeccionados com diferentes ligas de metal, madeira de pinho, cedro e nogueira, entre outras, com distintos formatos, para assim, obter variadas fisionomias sonoras. O órgão foi construído, por encomenda, pelo atelier Gerhard Grenzing, em Barcelona.

Luis de Aquino, professor de órgão do CMU: primeiro órgão acessível na cidade aos estudantes

Programação do Festival:

29 de março, 20h
Recital de Órgão, com José Luís de Aquino (CMU)

30 de março, 20h
Recital de Órgão, com Alexandre Rachid (UFRJ)

5 de abril, 20h
Professores do CMU - Música de câmara e órgão

6 de abril, 20h
Jovens organistas, alunos do CMU

12 de abril, 20h
Recital de Órgão, com Luis Caparra (Universidad Nacional de las Artes de Buenos Aires)