Corpo:

O Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) acaba de divulgar o calendário de cursos e oficinas para o primeiro semestre de 2017. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Durante todo o ano, o núcleo irá organizar, uma vez por mês, os Encontros Abertos do NCE que reunirão especialistas e colaboradores para discutir temas na área de Educomunicação. Os dois primeiros eventos já estão com inscrições abertas: Expressão Comunicativa por meio da Arte e a Experiência Estética na Educomunicação, que acontece no dia 18 de maio e terá a participação de Maurício Silva, fotógrafo e mestre em Educomunicação; e Mediação da aprendizagem e o perfil profissional do educomunicador: o mediador no contexto da práxis e prática educomunicativas, com o jornalista e educomunicador Edson Costa, que acontece no dia 22 de junho. Todos os encontros terão transmissão ao vivo pelo IPTV-USP.

O núcleo também está com inscrições abertas para duas oficinas e um minicurso:

Oficina Libras e Educomunicação: Experienciando relações, com Daniel Oliveira Pires, técnico do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e mestrando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O curso será oferecido de 17 a 24 de abril, sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h.

Oficina Universo Juvenil e a Educomunicação, com Bruno Ferreira, diretor da ABPEducom e pós-graduando da ECA-USP. A oficina acontece no dia 19 de maio, sexta-feira, das 16h às 19h.

Mini-Curso Black Mirror - Uma discussão educomunicativa sobre o impacto das tecnologias digitais na sociedade, com Thiago Soares, especialista em Educomunicação pela ECA-USP e coordenador de tecnologia do Colégio Visconde de Porto Seguro. O curso será realizado entre os dias 10 de maio e 14 de junho, às quartas-feiras, às 18h, no Departamento de Comunicações e Artes (CCA).

Mais informações sobre os cursos e link para as inscrições na página do NCE-USP.

Corpo:

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) divulga os resultados das eleições realizadas no dia 22 de março 2017 que elegeu os representantes das categorias de professor titular, associado e doutor:

 

Categoria de Professor Titular

Foram eleitos como representantes titulares 11 candidatos e dois suplentes. Diante dos resultados foi aplicado o critério de desempate previsto no artigo 13 da Portaria ECA nº 10, de 17 de fevereiro de 2017: maior tempo de serviço docente na USP (artigo 220 do Regimento Geral da USP) para determinar a ordem do preenchimento das vagas:

1. Marco Antonio da Silva Ramos (CMU)
2. Margarida Maria Krohling Kunsch (CRP)
3. Martin Grossmann (CBD)
4. Giselle Gubernikoff (CAP)
5. Maria Cristina Castilho Costa (CCA)
6. Mayra Rodrigues Gomes (CJE)
7. Sonia Salzstein Goldberg (CAP)
8. Maria Dora Genis Mourão (CTR)
9. Victor Aquino Gomes Correa (CRP)
10. Domingos Tadeu Chiarelli (CAP)
11. Adilson Odair Citelli (CCA)

As professoras Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves e Esther Imperio Hamburger foram eleitas como suplentes dos 1º e 2º colocados.

 

Categoria de Professor Associado

Foram eleitas as seis chapas mais votadas. Diante dos resultados foi aplicado o critério de desempate previsto no artigo 13 da Portaria ECA nº 10, de 17 de fevereiro de 2017: maior tempo de serviço docente na USP (artigo 220 do Regimento Geral da USP) do candidato a titular da chapa para determinar a ordem do preenchimento das vagas:

1. Rogério Luiz Moraes Costa – CMU (titular) / Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau – CTR (suplente)
2. Eneus Trindade Barreto Filho – CRP (titular) / Paulo Roberto Nassar de Oliveira – CRP (suplente)
3. Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles – CMU (titular) / Silvia Regina Ferreira de Laurentiz – CAP (suplente)
4. Luciano Guimarães – CJE (titular) / Reinaldo Miranda de Sá Teles – CRP (suplente)
5. Luiz Fernando Ramos – CAC (titular) / Marco Garaude Giannotti – CAP (suplente)
6. Eugênio Bucci – CJE (titular) / Irene de Araujo Machado – CCA (suplente)

 

Categoria de Professor Doutor

Foram eleitas as três chapas mais votadas:

Luiz Augusto Duarte Dantas – CTR (titular) / Luciana Sayuri Shimabuco – CMU (suplente)
Sumaya Mattar – CAP (titular) / Mario Celso Ramiro de Andrade – CAP (suplente)
Arlindo Ornelas Figueira Neto – CRP (titular) / José de Paula Ramos Júnior – CJE (suplente)

 

No mesmo dia, a Congregação da Escola elegeu os novos presidentes e vice-presidentes das Comissões de Graduação, Pós-graduação, Cultura e Extensão e Pesquisa. Foram eleitos:

 

Comissão de Graduação

Presidente: Profa. Dra. Silvia Regina Ferreira Laurentiz (CAP)
Vice-Presidente: Prof. Dr. André Chaves de Melo Silva (CJE)

Comissão de Pós-Graduação

Presidente: Prof. Dr. Mário Rodrigues Videira Junior (CMU)
Vice-Presidente: Prof. Dr. Eduardo Vicente (CTR)

Comissão de Cultura e Extensão

Presidente: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta (CBD)
Vice-Presidente: Prof. Dr. Wagner Souza e Silva (CJE)

Comissão de Pesquisa

Presidente: Prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho (CMU)
Vice-Presidente: Profa. Dra. Sumaya Mattar (CAP)

 

Informações detalhadas sobre os resultados das eleições estão disponíveis na página da Assistência Acadêmica.

Corpo:

O professor Thiago Mio Salla, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), acaba de lançar o livro Graciliano Ramos e a Cultura Política: Mediação Editorial e Construção do Sentido, publicado pela EDUSP.

O livro é resultado da tese do primeiro doutorado do autor, defendida na ECA em 2010, e apresenta uma proposta interdisciplinar que une comunicação, literatura e história. Desde então, o autor explica que a obra passou por um processo de amadurecimento tanto no texto quanto no projeto gráfico. 

Salla analisa o conjunto de crônicas publicadas por Graciliano Ramos entre os anos de 1942 e 1944 na revista Cultura Política: Revista Mensal de Estudos Brasileiros, o principal veículo de doutrinação ideológica do Estado Novo. O autor pretende levantar como esse suporte comunicativo específico "estabelecia uma orientação" para que os textos do escritor alagoano fossem entendidos sob a ótica do regime, mesmo tendo ele uma visão política de esquerda.

Em seguida, o professor analisa os demais suportes comunicativos nos quais esse mesmo conjunto de crônicas foram republicados: uma revista comunista, no ano de 1946, e posteriormente, em formato de livro. Assim, pretende entender como o texto dialoga com cada veículo e cada discurso cultural e como esse fato influencia na construção do sentido.

O livro tem 584 páginas e pode ser adquirido no site da EDUSP. 

 

 

Corpo:

Três filmes produzidos por alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) foram selecionados para participar de festivais internacionais de escolas de cinema no primeiro semestre de 2017.

Eu Só Queria Que Você Dissesse, dirigido por Vanessa Silva, foi aceito na Mostra Competitiva do 19th Tel Aviv International Student Film Festival, criado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel. O festival acontecerá na cidade, de 17 a 24 de junho. 

A animação Oceano, dirigida por Renato Duque, foi selecionada para o 12th Athens Animfest, que acontece em Atenas, na Grécia, até 22 de março e para o Animafest Zagreb 2017, criado pela Escola de Animação de Zagreb e referência no circuito internacional do cinema de animação, que esse ano ocorre de 5 a 10 de junho, em Zagreb, na Croácia. 

Por fim, a ficção Sinistro, dirigida por Mariani Ohno, será apresentada na 4ª edição do Original Narrative Student Short Film Festival, organizado pela American University in Dubai, que acontece de 25 a 27 de março nos Emirados Árabes Unidos. A realizadora também participará do evento como estudante convidada.

 

Corpo:

O Laboratório de Piano (LAP), vinculado ao Departamento de Música (CMU), acaba de ganhar um novo site. Criado em 2012, o LAP tem o objetivo de fornecer apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão à alunos e docentes na área de piano, além de produzir conhecimento em música. 

No novo site, além de estarem descritas mais informações sobre o laboratório, encontram-se ainda projetos antigos e em andamento, eventos que serão realizados, vídeos e pequenas biografias dos coordenadores, os professores Luciana Sayure e Eduardo Monteiro.

O site pode ser acessado aqui.