Corpo:

José Teixeira Coelho Netto, professor emérito da ECA e coordenador do Grupo de estudos Humanidades Computacionais do Instituto de Estudos Avançados (IEA), será moderador do debate Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto, que acontece no próximo dia 2 de junho na sala de eventos do IEA. O evento conta com a participação de Farès el-Dahdah, da Rice University, dos Estados Unidos.

Na ocasião, será apresentado o projeto ImagineRio, atlas virtual que mostra a evolução espacial e urbana da cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda sua história, tal como existiu e como foi imaginada, a partir de arquivos iconográficos, cartográficos e arquiteturais. Vistas da cidade realizadas por artistas, mapas feitos por cartógrafos historiadores e plantas desenhadas por arquitetos compõem esta plataforma interativa que foi criada como parte do projeto do Humanities Research Center da Rice University.

Mapa interativo do projeto ImagineRio, da Rice University

Haverá transmissão ao vivo on-line e El-Dahdah fará sua palestra em português. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever em formulário disponibilizado pela organização do evento.

 

Com informações do Instituto de Estudos Avançados

Corpo:

A Revista Significação, periódico do Programa de Pós-Graduação em Meios e Projetos Audiovisuais (PPMPA), acaba de lançar em seu canal no Youtube uma entrevista com o professor Ismail Xavier, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

Nesta entrevista, ele fala sobre o narrador na literatura e o narrador do cinema, tema central dos artigos que já publicou na Significação: Viagem pela heterodoxia, em 2000, A geometria barroca do destino, em 2011, e Nome próprio: a tela-espelho, o corpo-palavra e o seu duplo, de 2015. O assunto também está presente em vários dos seus livros, como Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (1983) e O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues (2003). 

Ismail Xavier, em entrevista à Revista Significação

O trabalho da Significação no YouTube é fruto de um projeto coordenado pelos professores e editores da revista, Irene de Araújo Machado e Eduardo Morettin, e executado pelas jornalistas e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, Mariana Queen e Raissa Araújo. "Queremos que as entrevistas funcionem como base e incentivo para que o espectador leia os artigos da revista Significação e amplie seus conhecimentos. Realizar esse projeto é uma forma de colaborar com o programa de pós, associando a nossa formação em jornalismo à prática audiovisual que estudamos no mestrado", diz Raissa Araújo.

Criado em março deste ano, o canal já entrevistou a professora Maria Dora Mourão, também do CTR, em dois momentos: no primeiro, ela falou sobre a criação da revista Significação, em 1974, pelo professor Eduardo Peñuela Cañizal (1933-2014), bem como sobre a sua atuação frente à revista, a partir de 2016. Em outra entrevista, Dora Mourão falou sobre o papel da montagem no cinema, com base em seu artigo A montagem cinematográfica como ato criativo, de 2006. Outra entrevistada do canal é a pesquisadora Patrícia Machado, que falou sobre o artigo Imagens Que Faltam, Imagens Que Restam: A Tortura Em Cabra Marcado Para Morrer, que trata da sua pesquisa de elaborar memórias e criar novos sentidos a partir de imagens do filme Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho.

Corpo:

Estão abertas, até o dia 30 de junho, as chamadas para artigos do XV Congresso IBERCOM, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. 

O Congresso IBERCOM é realizado pela Associação Ibero-Americana de Comunicação (ASSIBERCOM), com o objetivo de reafirmar o espaço ibero-americano de reflexão e debate dos estudos de Comunicação. Sob presidência da professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), o congresso terá como tema central Comunicação, Diversidade e Tolerância, que debaterá o papel da comunicação na promoção da tolerância e do respeito às diferenças, através de diferentes eixos temáticos, processos e produtos comunicacionais. 

Doutores, mestres e estudantes de pós-graduação stricto sensu devem enviar um resumo expandido de trabalhos que contemplem o tema geral do evento, com foco em uma das 13 divisões temáticas do Congresso - Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação; Comunicação, Política e Economia Política; Comunicação e Cidadania; Educomunicação; Comunicação e Identidades Culturais; Comunicação e Cultura Digital; Discursos e Estéticas da Comunicação; Recepção e Consumo na Comunicação; Estudos de Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Estudos de Jornalismo; História da Comunicação e dos Meios e Folkcomunicação.

Os resumos aprovados serão divulgados no dia 30 de julho. Mais informações sobre o congresso, a chamada de artigos e a ASSIBERCOM podem ser encontradas no site desta edição do evento. 

Corpo:

O curso de extensão universitária Ateliê de Artes para Crianças, coordenado pela professora Maria Christina de Souza Lima Rizzi, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), foi tema de uma reportagem do Diário Oficial do Estado de São Paulo, publicada no dia 10 de maio, no Caderno Poder Executivo.

Criado em 2008, o curso foi desenvolvido para receber crianças de 7 a 12 anos num total de 12 aulas gratuitas por semestre. A docente explicou à reportagem que o projeto foi criado inicialmente com o objetivo de atender a alteração da legislação sobre as licenciaturas, que tiveram a carga horária de estágio obrigatório aumentada de 300 a 400 horas. Nesse sentido, foi pensada em uma solução que atendesse a esta demanda e, ao mesmo tempo, “conjugasse ensino, pesquisa e extensão”, explicou. “Trata-se de um celeiro criação, reflexão e formação de professores, além de ser um serviço gratuito para a população”, completou.

Leia a reportagem na íntegra na Sala de Imprensa da USP.

Atêlie de Artes para Crianças. Foto: Margarete Barbosa

Corpo:

A Comissão de Relações Internacionais da Escola de Comunicações e Artes (CRInt-ECA) acaba de lançar o edital de intercâmbio 705/2017 para mobilidade de alunos de graduação a partir do 1º semestre de 2018. São 28 vagas em instituições de ensino superior estrangeiras do Chile, Colômbia, Espanha e Portugal que possuem convênio com a Escola.

O edital, bem como todas as publicações referentes a ele, ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, na opção Editais > Alunos de Graduação, sob o código 705 e responsabilidade da ECA – Escola de Comunicações e Artes.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 25 de maio, exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Não é necessário login: consultas e inscrições devem ser feitas exclusivamente na área de acesso público. No dia 18, às 10h, no Auditório Freitas Nobre (CJE), a CRInt realizou uma reunião aberta para sanar dúvidas dos interessados em se candidatar a este edital e aos demais vigentes.