Corpo:

A Direção da ECA anunciou nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, a prorrogação das inscrições para presidente e vice-presidente das comissões estatutárias da ECA. A medida está prevista nas portarias que regulamentam as eleições, no caso de não haver, ao final do período de inscrições, no mínimo duas chapas inscritas. O novo período de inscrições será de 20 de fevereiro até 1 de março, na sala 129 da Assistência Acadêmica. 

No primeiro período de inscrições, foi registrada e deferida somente a inscrição da chapa composta pelos professores Irene de Araújo Machado (presidente) e Luciano Guimarães (vice-presidente) à Comissão de Pesquisa da ECA. Também serão eleitos novos presidente e vice-presidente para a Comissão de Graduação, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, e a Comissão de Pós-graduação, para mandato de 23 de março de 2019 a 22 de março de 2021.

As chapas poderão ser compostas por professores doutores I e II, titulares e associados, que deverão efetivar suas inscrições mediante requerimento assinado por ambos e dirigido ao diretor da ECA, professor Eduardo Monteiro. No caso da Comissão de Pós-graduação, os candidatos deverão pertencer a ECA e ser credenciados como orientadores em seus programas de pós-graduação. 

A votação acontece no dia 20 de março, das 14h às 16h, durante a reunião da Congregação da ECA.

Para mais informações, consulte a página da Assistência Acadêmica.

Corpo:

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt-ECA)  acaba de firmar um novo convênio com a Kunstuniversität Graz (Universidade de Música e Artes Cênicas de Graz), que ficará vigente até janeiro de 2024.

O convênio tem como coordenadores os professores Departamento de Música (CMU) Fernando Iazzetta e Rogério Costa (suplente) e possibilitará o ingresso de alunos do curso de música (incluindo o curso de música eletrônica e acústica ministrado na universidade austríaca) como forma de promover o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação.

A Kunstuniversität Graz é uma das universidades de renome internacional da Áustria, oferecendo uma formação focada no desenvolvimento e exploração das artes. Com cerca de 2.300 estudantes e localizada na cidade de Graz, possui 17 institutos, duas escolas de doutorado e um centro de pesquisa e estudos de gênero.

Para saber mais informações e conhecer outros convênios da ECA com instituições estrangeiras, clique aqui


A universidade Kunstuniversität Graz oferece diversos cursos na área de música. Foto: © KUG/Alexander Wenzel

 

Corpo:

Uma parceria entre a ECA e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo oferecerá, em 2019, uma nova experiência na área de tecnologia social destinada à mobilização comunitária para as ações de vigilância e controle de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. O projeto Educom.Saúde visa oferecer atividades formativas na área de educomunicação para colaboradores e profissionais vinculados à secretaria, além de sensibilizá-los em relação à necessidade de articular e mobilizar as populações em seus municípios e nas distintas regiões do estado de São Paulo por meio de práticas educomunicativas.

Ismar de Oliveira Soares, professor sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) explica que foi procurado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo a fim de alavancar a divulgação das ações em combate ao mosquito da dengue a partir de ferramentas da educomunicação, uma vez que a mídia tradicional não obteve o alcance esperado. Para o docente, a parceria revela o reconhecimento da educomunicação como "uma prática inovadora para utilizar as mídias de maneira consciente, em tempos que há a propagação elevada das chamadas fake news", sendo "de grande eficácia para obter o alcance necessário às ações de saúde, em que profissionais da área poderão ser facilitadores desse processo". 


Ismar de Oliveira Soares, docente do CCA, e Irma Neves, da Superintendência de Controle de Endemias, falam sobre a parceria entre ECA e Secretaria de Estado da Saúde. Fonte: Reprodução/Youtube

O curso será ministrado em conjunto com professores do CCA, alunos e especialistas em educomunicação formados pela ECA nos últimos anos. Serão três dias de oficinas nas áreas de linguagens de comunicação, como radialismo, mídias sociais, redação etc. A proposta é estimular os profissionais de saúde a desenhar possíveis caminhos para a constituição de um programa de formação educomunicativa mais abrangente, além de aprender a lidar momentos de crise. 

Na primeira fase, serão contemplados os municípios com mais de 100 mil habitantes e em torno de 250 agentes de saúde, com o intuito de mobilizar não apenas os agentes de cada região como também as comunidades, em um trabalho de longa duração. Assim, de 9 a 11 de abril, as atividades ocorrerão na região metropolitana da capital, Vale do Paraíba e Baixada Santista; de 14 a 16 de maio em Campinas, São João, Piracicaba, Sorocaba, Itapeva e Botucatu; e de 11 a 13 de junho nas cidades de Presidente Venceslau, Marília, Assis, Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Jales, Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca. No segundo semestre, o projeto se estenderá por outras cidades; além disso, será ministrada, à distância, a segunda parte do curso, ainda em fase de elaboração.

Para conhecer mais sobre o projeto, assista a entrevista do professor Ismar de Oliveira Soares ao canal Vigilância em Saúde em Pauta.

Corpo:

A chefia do Departamento de Música (CMU) divulgou na manhã de hoje a chapa inscrita para a eleição dos próximos chefe e vice-chefe do departamento. Foi deferida a inscrição em chapa de Sílvio Ferraz de Mello Filho (chefe) e Luís Antônio Eugênio Afonso (vice-chefe). O processo eleitoral segue os termos da Portaria ECA nº 52/2018, de 19 de dezembro de 2018.

A eleição acontece no dia  22 de fevereiro, das 9h às 16h, na secretaria do CMU.

Corpo:

Em votação realizada no dia 15 de fevereiro, Clotilde Perez e Paulo Nassar foram reconduzidos, por unanimidade, para os cargos de chefe e vice-chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), respectivamente, com mandato até fevereiro de 2021.

Clotilde Perez ingressou na ECA como docente em 2003 e hoje é professora titular do CRP, atuando junto ao curso de publicidade e propaganda e também junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Também na ECA, coordena o Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo e é editora da revista Signos do Consumo. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, realizou estudos de pós-doutorado na Stanford University, na Universidad de Murcia e na Universidade Católica Portuguesa. Desenvolve pesquisas nas áreas de semiótica, consumo, publicidade, marcas, criatividade e estudos de tendências.

Paulo Nassar possui graduação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na pós-graduação, desenvolveu seus estudos de mestrado e doutorado na ECA, na área de Relações Públicas. É professor do CRP desde 2004, onde ministra disciplinas no curso de Relações Públicas e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas. Também é professor do PPGCOM, orientando estudos sobre comunicação nas organizações, memória organizacional, relações públicas, comunicação estratégica, relações governamentais, comunicação empresarial e comunicação interna.


Clotilde Perez (esq.) e Paulo Nassar (dir.) foram reeleitos, respectivamente, chefe e vice-chefe do CRP. Fotos: Casa Semio e Aberje