Conferência em parceria com UNESCO discute direitos humanos, bem-estar e sustentabilidade

Evento ocorre em Belo Horizonte, na UFMG, no começo de dezembro

Sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos. São estes os temas a serem abordados na  Segunda Conferência Internacional das Humanidades, que acontece na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dos dias 9 a 11 de dezembro. A conferência é organizada em conjunto com o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), a UNESCO e a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

O objetivo é proporcionar um espaço de debate interdisciplinar com pesquisadores, gestores de universidades brasileiras e também com representantes de instituições da sociedade.

A América Latina vem enfrentado diversos problemas relacionados à sustentabilidade, à promoção de bem-estar e à defesa e garantia dos direitos humanos. Minas Gerais, em específico, foi acometida por dois grandes desastres ambientais em menos de quatro anos. Assim, a conferência é um espaço para discussão de novas propostas e soluções para essas problemáticas. Nesse sentido, as universidades exercem papel essencial no debate.

As apresentações de pôsteres e as mesas-redondas serão norteadas por cinco eixos temáticos: Universidade, Humanidades e Direitos Humanos; Sustentabilidade; Justiça, Diversidade e Direitos Humanos; Migrações e Territórios e Humanidades: Luzes, Territórios e Gestão Cultural.

A Conferência será realizada no Campus Pampulha da UFMG. As inscrições para participação como ouvinte podem ser feitas enviando nome completo, CPF e filiação institucional para o e-mail catedraunescoluzes@dri.ufmg.br.

Para conferir a programação completa, acesse o site