Congregação escolhe seus representantes no Conselho do IEB

A Congregação da ECA, em reunião realizada no dia 28 de fevereiro, escolheu os professores Ferdinando Crepalde Martins, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e Marco Antonio da Silva Ramos, do Departamento de Música (CMU) para a representarem a unidade no Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Os professores Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, do Departamento de Informação e Cultura (CBD) e Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), foram eleitos os suplentes.

Mestre e doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Ferdinando Crepalde Martins ministra aulas para os cursos de comunicação, educomunicação e artes cênicas da ECA. É também pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e pesquisador do Laboratório de Informações e Memória do Departamento de Artes Cênicas (CAC). Atualmente, é também diretor do Teatro da USP (TUSP). Desenvolve pesquisas nas áreas de educomunicação, história da arte, história das artes cênicas, teoria do teatro, filosofia do teatro, teatro brasileiro, teatro queer, gênero e subjetividades e produção cultural.

Mestre e doutor em Música pela ECA, Marco Antonio da Silva Ramos é professor titular em regência coral do CMU. Tem atuado como professor convidado em cursos e workshops no Brasil e exterior (Hungria, EUA, Portugal, Espanha, Colômbia, Argentina). Além disso, fundou e dirigiu o Coral do Museu Lasar Segall, o Studio Coral-vozes femininas e o Madrigal, vinculado ao CMU. Atualmente é regente titular do Coral da ECA-USP e coordena o Comunicantus: Laboratório Coral. Desenvolve pesquisas nas áreas de regência coral, canto, análise musical para performance, composição, música brasileira e o uso musical do silêncio.

O mandato dos dois conselheiros e seus respectivos suplentes será de 1º de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2020.

Marco Antonio da Silva Ramos (esq.) e Ferdinando Martins (dir.) são os novos representantes da ECA no Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Fotos: Divulgação/Comunicantus Coral e Bob Sousa