Conheça alguns programas de monitoria e de bolsas que a USP oferece aos alunos

Programas vão de participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão à monitoria em disciplinas

A USP possui vários programas de auxílio aos estudantes para que possam usufruir da melhor forma sua experiência na Universidade, aplicando conhecimentos adquiridos em sala e possibilitando escolhas que podem impactar suas carreiras. É muito importante que os alunos ingressantes conheçam esses programas para se planejarem durante seus anos de estudo.  A seguir, conheça alguns desses projetos.

Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB)

Esta é uma ação da Universidade de São Paulo que integra o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE). O programa visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.

Somente os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação; pesquisa; cultura e extensão. Os estudantes interessados em se inscrever no Programa Unificado de Bolsas (PUB) devem apresentar desempenho acadêmico e dedicação compatíveis com o plano de trabalho proposto pelo docente. O bolsista obriga-se a dedicar-se ao desenvolvimento do projeto em ritmo adequado às atividades exigidas pelo curso de graduação durante o ano e de forma intensificada durante as férias letivas.

Como funcionam as inscrições para o Programa?

Para a inscrição no PUB, é pré-requisito que o estudante tenha feito sua inscrição no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) para o ano de 2020, realizando todos os procedimentos necessários, inclusive anexando os documentos solicitados para, desse modo, obter a pontuação socioeconômica do PAPFE.

As inscrições para o PAPFE  devem ser feitas no sistema JupiterWeb, exceto para os alunos da Escola de Arte Dramática (EAD), que devem encaminhar e-mail para papfe@usp.br, solicitando agendamento para preencher o questionário PAPFE 2020 até 10 de março. Saiba mais acessando o edital PAPFE 2020.

Depois de inscritos no PAPFE, os alunos podem acessar via JupiterWeb os detalhes dos projetos do programa PUB. Basta clicar na aba do lado esquerdo, "Programa de Bolsas", e em seguida clicar em "Programa Unificado de Bolsas". Ali estão todos os projetos por unidades e as atribuições necessárias. As inscrições devem ser feitas conforme o calendário de cada edital.

As bolsas PUB têm duração de um ano, com valor de R$ 400,00 mensais e carga horária de 10 horas semanais para desenvolvimento dos projetos.

Os programas oferecidos pela USP auxiliam tanto a permanência quanto o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Foto: Mariana Chama.

Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Monitoria (PEEG)

O Programa é uma ação da Pró-Reitoria que visa a incentivar alunos com mérito acadêmico a aperfeiçoarem seus estudos em uma disciplina de seu interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. Semestralmente há abertura dos editais para a inscrição de novos alunos monitores. Fique sempre atento ao site da ECA e ao site da Pró-Reitoria de Graduação, onde são divulgadas as informações.

Como funcionam as inscrições para o Programa?

O aluno-monitor deverá ter cursado a própria disciplina ou equivalente. A monitoria deverá ser desenvolvida necessariamente sob a supervisão do docente da disciplina. O Programa atenderá a uma turma ou a um conjunto de turmas de uma mesma disciplina. Podem participar do PEEG estudantes de graduação de todos os cursos da USP que tenham bom rendimento escolar e destacado desempenho na disciplina escolhida.

As atividades desempenhadas incluem acompanhamento das aulas com o docente;  leitura de textos e resumos; elaboração e aplicação de exercícios aos alunos da disciplina; participação em plantões de atendimento para eliminação de dúvidas dos alunos a respeito de temas discutidos previamente com o docente; participação na preparação e aplicação das atividades práticas das disciplinas; pesquisa sobre dados que contribuam para a melhoria e o desenvolvimento da disciplina. A carga horária é de 10 horas semanais e o aluno recebe uma bolsa no valor de R$ 400,00 durante quatro meses.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.