Conheça as produções on-line da ECA

Grupos de pesquisa, disciplinas ministradas por professores, jornais, produções dos departamentos, entre outros, apostam nos canais digitais de divulgação

 

O isolamento social e o ensino remoto tornaram mais difícil o acesso a uma parte das produções da ECA. Pense, por exemplo, em uma exposição ou uma peça de teatro. Apesar disso e depois de algumas adaptações , a pandemia não interrompeu os trabalhos, e maior uso de ferramentas digitais lança luz sobre maneiras menos convencionais de divulgação da produção científica e artística da Escola. 

Grande parte das produções listadas a seguir já adotavam recursos audiovisuais e de outras mídias – como sites, canais no YouTube e perfis em redes sociais antes da pandemia. Hoje,  com a impossibilidade de acessar bibliotecas, museus e outros espaços físicos, esses meios representam uma boa alternativa para conhecer o que a comunidade ecana realiza, além, é claro, de obter informação, arte e entretenimento. 

Confira abaixo as produções on-line da ECA:

 

Canal da ECA no Youtube

Recentemente lançado, o canal oficial da ECA no Youtube trará vídeos e transmissões ao vivo relacionados a atividades acadêmicas e institucionais da Escola, abrangendo todos os departamentos e cursos. Nos dias 3 e 4 de setembro, sediará a transmissão da Feira de Profissões, em sua primeira edição on-line. 

 

Canal ECATV
 
Voltado à divulgação institucional e científica, o canal  ECATV possui vídeos produzidos entre 2014 e 2018, entre reportagens e entrevistas com docentes e estudantes. 

 

Canal Agência ECA Junior

A Agência ECA Júnior é uma empresa júnior de comunicação sem fins lucrativos. Com foco multidisciplinar, abrange ações relacionadas aos cursos e ao mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo. Por meio de seu canal no YouTube, a ECA Jr. divulga feiras e outros eventos que promove. 

 

Produções on-line do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) possui um site com toda a produção realizada por docentes e estudantes, de jornais-laboratório a podcasts, incluindo trabalhos realizados em disciplinas e trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Confira a seguir algumas das principais produções disponíveis: 

 

Jornal do Campus
Popularmente conhecido como JC, o periódico quinzenal leva à comunidade uspiana os fatos ocorridos em todos os campi da Universidade. O Jornal do Campus é produzido pelos alunos do 4º semestre do curso de Jornalismo matutino, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso II. Acesse o site e conheça mais. 

 

Notícias do Jardim São Remo
O jornal laboratório Notícias do Jardim São Remo (NJSR) iniciou-se em 1994, no formato de jornal mural, idealizado pelo professor Manuel Carlos Chaparro. Este periódico é uma atividade desenvolvida com os alunos do primeiro ano e se insere na série de projetos de extensão desenvolvidos pela USP neste bairro. Acesse.

 

 

Jornal Claro!

Jornal Claro! é um jornal mensal produzido por alunos do quinto semestre de jornalismo, vinculado à disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso - Suplemento, sob a supervisão da professora Eun Yung Park. As edições são compostas pelo jornal impresso e reportagens específicas de plataformas online, como podcast, texto em longo formato e reportagens em vídeo. Clicando no link é possível ter acesso à plataforma do jornal, suas redes sociais e o canal no YouTube.

 

Agência Universitária de Notícias (AUN)
A Agência Universitária de Notícias (AUN) foi criada em 1968, pelo professor José de Freitas Nobre, com o objetivo de ser um canal de comunicação de notícias sobre a produção científica e cultural da USP para a sociedade. Como atividade laboratorial didática obrigatória, atualmente a AUN continua a desempenhar importante papel no processo de formação dos futuros profissionais de imprensa, coordenada pelos professores André Chaves de Melo Silva e José Luiz Proença, responsáveis pela disciplina Laboratório Agência de Notícias. Clique aqui e saiba mais. 

 

Projetos em Televisão
Com o objetivo de apresentar e discutir a produção jornalística televisiva em seus diferentes gêneros e formatos, a disciplina Projetos em Televisão possibilita que os alunos realizem produtos jornalísticos audiovisuais para televisão e mídias digitais. A coordenação é da professora Mônica Vieira. Confira todas as produções no site da disciplina. 

 

Canal do CJE no Youtube
O canal do CJE no Youtube apresenta vídeos dos trabalhos realizados pelos estudantes em disciplinas ao longo da graduação e também Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), abrangendo diversos gêneros e formatos, como reportagens, documentários e podcasts. No canal também é possível assistir aos vídeos das transmissões ao vivo realizadas pelo departamento. Conheça e se inscreva (https://www.youtube.com/user/cjeusp/featured).

 

Jornalismo Júnior

A Jornalismo Júnior é a empresa júnior formada por alunos de jornalismo da ECA. Ela foi criada para incentivar a reflexão acerca dos formatos jornalísticos e possibilitar a prática dos estudantes, ampliando cada vez mais suas visões sobre a profissão. Para acessar o canal, clique aqui.

 

Equipe da Jornalismo Júnior. Foto retirada do site oficial da Jornalismo Júnior.

 

Canal do professor Ciro Marcondes
 
O professor Ciro Marcondes, nesse período de pandemia, está disponibilizando as aulas da disciplina Teoria da Comunicação (CJE0508) no YouTube. Para vê-las, acesse:
 
Aula 1A
Aula 1B
Aula 1C
Aula 2A
Aula 2B
Aula 3A
Aula 3B
Aula 3C

 

Programa Universidade 93.7

O programa de rádio Universidade 93.7 é uma iniciativa do CJE que tem por finalidade divulgar as produções radiojornalísticas desenvolvidas no departamento. Atualmente, o programa está transmitindo uma série sobre a história do futebol paulista

 

Projeto Inezita Barroso

O projeto reúne um documentário, um audiodocumentário e um livro sobre a vida da cantora Inezita Barroso, assim como suas músicas e discografia. A direção executiva é do professor Renato Levi. Para acessar, clique aqui.

 

Semana Cine Diversidade

No canal do CJE é possível assistir aos filmes exibidos na Semana Cine Diversidade, que ocorreu em novembro de 2016. O evento foi organizado pelo departamento com o intuito de promover reflexões sobre minorias por meio de conversas e filmes de ficção e documentário. 

 

Sonho Primaveril: professores Shiro Iyanaga & Atílio Avancini

Os professores Shiro Iyanaga & Atílio Avancini lançaram em 2019 um projeto artístico em forma de site, com fotografias, textos e o álbum musical Sonho Primaveril, com 9 canções gravadas na voz de Avancini. O álbum também pode ser conferido no YouTube.

 

Outros blogs de docentes
Nesta página do site do CJE você encontra uma lista com os blogs de outros professores do departamento, como José de Paula Ramos Júnior, Dennis de Oliveira e Marisa Midori. Os blogs apresentam material didático, informações sobre eventos, artigos científicos, recomendações de leitura e reflexões sobre as áreas de atuação de cada docente. 

 

 

Produções on-line do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)

Podcasts do Midiason e professor Eduardo Vicente

O professor Eduardo Vicente, junto com o grupo de pesquisa Midiason, concentra suas produções midiáticas em dois podcasts. O primeiro se chama Nós, Mulheres Negras e traz entrevistas com mulheres negras que se destacam em suas áreas de atuação e no ativismo político e cultural. Já A Matemática do Cérebro é um podcast produzido em parceria com o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), iniciativa do Instituto de Matemática e Estatística da USP que conta com verba da Fapesp. 

 

Revista Significação
 
A  revista Significação – Revista de Cultura Audiovisual publica artigos e resenhas dedicados ao estudo dos meios e processos audiovisuais e dos sistemas digitais, pensando-os em sua diversidade de práticas e de ideias, que envolvem processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão. O canal da revista no Youtube traz entrevistas com importantes pesquisadores da área. 

 
Montagem CTR
 
O canal Montagem CTR apresenta os trabalhos dos estudantes da disciplina Montagem III, ministrada pela professora Cecília Mello.

 

Produções on-line do Departamento de Comunicações e Artes (CCA)
 
Núcleo de Comunicação e Educação (NCE)
 
O Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) reúne um grupo de professores de diversas universidades brasileiras interessados na inter-relação entre Comunicação e Educação. Entre suas principais atividades está a promoção de cursos e oficinas. O NCE está presente no FacebookInstagram e YouTube.

Prosa Sem Censura
 
O Prosa sem Censura é um projeto do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), coordenado pela professora Maria Cristina Castilho Costa, que tem estudado a censura e defendido a liberdade de expressão, como apoio ao desenvolvimento das artes e da cultura. O canal apresenta entrevistas com diversos pesquisadores do assunto no Brasil. 
 

 

Diversidade na ECA
 
O projeto Diversidade na ECA tem se proposto a realizar e apoiar eventos com foco na discussão das questões de gênero, sexualidade, raça, etnia e demais perspectivas. Conheça o trabalho que tem sido desenvolvido acessando o site, canal no YouTube, Facebook e Instagram.

 

 

Produções on-line do Departamento de Informação e Cultura (CBD)
 
Canal do professor Pedro Cortes
 
O professor Pedro Cortes conta com um canal no YouTube onde compartilha as aulas das disciplinas que ministra. Além disso, o professor tem uma coluna na Rádio USP dedicada a meio ambiente e sustentabilidade, que também pode ser acessada no mesmo canal.

 

Produções on-line do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP)

Canal Laboratório de Audiovisual CRP

O canal Laboratório de Audiovisual CRP divulga atividades e eventos ocorridos no CRP, além das produções estudantis, como TCCs.

 

Turismo

O curso de Turismo possui um site onde é possível acessar informações sobre a graduação e sobre os projetos desenvolvidos por docentes e discentes da graduação.

 

Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES)

O grupo de pesquisa CETES, formado por docentes, pesquisadores, estudantes e colaboradores externos, tem como objetivo articular a produção científica sobre as diferentes temáticas que tratam do Turismo e do Desenvolvimento Social. Para conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo, acesse o site.

 

Canais do professor Hugo Fortes

O professor Hugo Fortes conta com dois canais no YouTube: um dedicado à divulgação de seus trabalhos artísticos e outro cujo objetivo é compartilhar suas aulas on-line.

 

Produções on-line do Departamento de Música (CMU)

Canal Comunicantus

O Comunicantus é o Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA. Neste laboratório acontecem as atividades práticas dos corais que ensaiam regularmente e atividades de extensão e aperfeiçoamento como cursos, workshops e concertos. O canal do Comunicantus possui vídeos de apresentações do Coro de Câmara Comunicantus, Coral da Terceira Idade, Coral Escola Comunicantus, além de chamadas para eventos e outras atividades. Acompanhe também no Instagram e no Twitter.

 

Apresentação do Coral da Terceira Idade, sob a regência de Anne Karoline Andrade, no Festival Comunicantus 2019. Foto retirada do site oficial do Comunicantus.

 

Canal Coral da ECA 2020

O canal Coral da ECA 2020 possui performances em vídeo (coral virtual), materiais didáticos preparados neste período de quarentena e atividades preparadas para os alunos.

 
Canal da professora Susana Igayara
 
A professora Susana Igayara mantém uma conta no YouTube, em que disponibiliza diversas playlists ligadas às disciplinas de Repertório Coral e pesquisas em canto coral. Para acessá-lo, clique no link.
 

 

Canal do professor Antonio Carrasqueira
 
O professor Antonio Carrasqueira conta com um canal no YouTube onde divulga suas composições e sua interpretação de músicas de outros artistas.

 

Produções on-line do Departamento de Artes Plásticas (CAP)
 
Depois do fim da tarde
 
A professora Dora Longo Bahia possui um grupo de pesquisa chamado Depois do fim da tarde, cujo objetivo é “pensar o sentido da produção artística atual e suas relações com os contextos políticos e culturais aos quais ela é contemporânea”. Além disso, a professora faz a divulgação de parte dos resultados de suas pesquisas artísticas nas seguintes plataformas: VimeoSoundCloud e YouTube.

 

Grupo de pesquisa Realidades
 
O grupo de pesquisa Realidades, liderado pela professora Silvia Laurentiz e pelo professor Marcus Bastos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, explora temas como realidade virtual e realidades mistas e aumentadas. O grupo desenvolve investigações que contemplam, entre outros conceitos, mobilidades cíbridas, computação ubíqua, simulações e emulações. Acesse o canal no Youtube, o Vimeo e o Facebook.