Coro de Câmara Comunicantus recebe Prêmio Destaque em festival de música

O Coro de Câmara Comunicantus recebeu o Prêmio Destaque do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), realizado em Campinas entre 26 e 30 de março e concedido pelo júri especialmente formado para a ocasião.  

Em sua sexta edição, o festival escolhe anualmente dois compositores em atividade como homenageados, abrindo inscrições para apresentações artísticas e comunicações de pesquisa diretamente relacionadas aos compositores. Em 2019, foram homenageados os músicos Guinga e Ernani Aguiar.

Regido por Marco Antonio da Silva Ramos professor titular em regência coral do Departamento de Música (CMU), o coro apresentou o programa Motetinos de Ernani Aguiar em conversa musical com Lobo de Mesquita: uma atualização composicional da música do período colonial brasileiro, sob curadoria da professora Susana Cecilia Igayara-Souza, especialista em repertório coral brasileiro. O programa foi composto de dois conjuntos de Três Motetinos, de Ernani Aguiar (nº 3 e nº 5) e um conjunto de Três Motetinos, de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. A apresentação foi acompanhada pelo compositor e seguiu-se um debate sobre as escolhas artísticas do coro, sobre a importância do repertório brasileiro na formação de novos compositores e sobre aspectos composicionais da obra de Ernani Aguiar. Neste concerto, foi realizada a estreia mundial do terceiro motetino nº 3, que nunca havia sido apresentado ao público.


Coro de Câmara Comunicantus durante o FMCB

Para o regente Marco Antonio da Silva Ramos, "Ernani Aguiar apresenta uma visão própria, criativa e bela através de sua música". Professor de regência orquestral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aguiar foi aluno de composição de César Guerra-Peixe e é membro da Academia Brasileira de Música. Autor de mais de 200 obras musicais, é também conhecido por divulgar a música brasileira como regente, tendo apresentado obras de 140 compositores diferentes, de acordo com levantamento feito pelo também regente Lutero Rodrigues. Atuou ainda como regente coral e como revisor e editor de obras coloniais brasileiras, possuindo extensa obra para coro.


Um dos homenageados no FMCB, o professor, compositor e regente Ernani Aguiar é uma das maiores personalidades em música erudita do país

Sobre o Coro de Câmara Comunicantus
O Coro de Câmara Comunicantus é formado por estudantes de graduação da USP, a partir de projeto aprovado no Programa Unificado de Bolsas da USP. Conta também com a presença de pós-graduandos ligados ao Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS). Atualmente, os alunos José Luiz Ribalta e Denise Castilho de Oliveira Cocareli, do doutorado em performance, atuam como assistentes de regência. A preparação vocal é realizada pela doutoranda Regina Lucatto e pela mestranda Anne Karoline Moreira, ambas da linha de pesquisa em questões interpretativas.

Fotos: Filipe Fonseca