ECA firma novo convênio com universidade belga

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA acaba de formalizar um novo convênio na Bélgica, com a Faculty of the Arts and Luca Pro (LUCA School of Arts). O acordo estará vigente até agosto de 2023, sob a coordenação de Cecília Antakly de Melo, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). O convênio destina-se aos estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores da ECA, com ênfase na área de artes.

A ECA e a LUCA School of Arts, da Bélgica, firmaram convênio de intercâmbio para estudantes de graduação, pós-graduação e professores

A universidade belga tem destaque pela sua pesquisa artística, possuindo espaços criativos para performances, exposições e concertos desenvolvidos pelos próprios alunos. Oferece cursos de tecnologia, audiovisual, design, comunicação visual, música, sendo que alguns deles, como artes visuais ou artes audiovisuais, têm ênfase em fotografia, design gráfico, design de moda e animação. A maioria das aulas oferecidas é em holandês, mas muitas disciplinas, destinadas aos intercambistas, são em inglês, idioma que é requisito para o intercâmbio. São desejáveis também conhecimentos em francês ou alemão.

Criada em 1880, a LUCA é também um centro artístico, com parcerias internacionais em museus, instituições, casas de arte, organizações não-governamentais e empresas. Os estudantes são orientados por renomados artistas, arquitetos e designers que os ajudam a encontrar soluções artísticas individuais. Conheça mais os serviços oferecidos pela instituição aqui; orientações para alunos de intercâmbio estão disponíveis aqui.

De acordo com a coordenadora do convênio, “É uma escola de artes com cursos de música, artes visuais, design, tecnologia de construção, teatro, cinema, design de interiores e fotografia, e essas áreas se comunicam bastante dentro da escola. É uma vantagem essa interdisciplinaridade”.

Ainda segundo a docente, até 2014, o convênio com a universidade belga limitava-se ao CTR, no âmbito do qual desenvolvia-se o programa CineMaster – uma troca de alunos do Departamento com a LUCA para a realização de um filme-ensaio sobre a cultura do intercâmbio. Cecília ressalta que esta troca resultava em produções muito positivas; a expectativa é que a atividade retorne com o novo convênio acordado, agora com toda a ECA, inclusive para outros cursos.

Com o sistema major-minor, do maior para o menor, os alunos de especialização de belas artes constroem suas próprias práticas de artes, os seus o próprios ateliês, como o exemplo da imagem.

A expectativa é que o edital seja divulgado no primeiro semestre de 2019, com duas vagas para os estudantes da ECA, para que a viagem aconteça já no segundo semestre.

Fotos: Divulgação/LUCA School of Arts