CTA aprova manifesto em apoio às instituições de ensino públicas federais

O Conselho Técnico-Administrativo da ECA, em reunião realizada no dia 8 de maio, aprovou manifesto de apoio às instituições de ensino públicas federais após decisão do Ministério da Educação (MEC) de bloquear de 30% do orçamento destas instituições.

Leia o texto na íntegra:

Manifesto de solidariedade às universidades e demais instituições de ensino públicas federais

O Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em reunião ordinária realizada no dia 8 de maio de 2019, registra seu total apoio e solidariedade às universidades e instituições de ensino públicas federais diante da decisão arbitrária e incompreensível do Ministério da Educação (MEC) de bloqueio de 30% de seus orçamentos para o ano de 2019.

O CTA entende que quaisquer cortes de investimento na educação brasileira, sejam eles no ensino básico, superior ou na pesquisa científica, representam um inadmissível retrocesso. As universidades públicas são responsáveis pela formação de parcela significativa dos quadros profissionais qualificados do país, bem como desempenham papel fundamental na formulação, implantação e avaliação de políticas públicas em diferentes segmentos sociais, indispensáveis em todo e qualquer processo civilizatório. Cabe grifar que a colaboração das universidades na educação básica é igualmente expressiva e inclui pesquisas sobre ensino e aprendizagem, cursos de licenciatura, programas de atualização e aperfeiçoamento e atividades de cultura e extensão – sendo a própria Escola de Comunicações e Artes da USP protagonista de muitas ações nestas áreas.

O CTA constata ainda o despropósito de iniciativas e discursos ideológicos desagregadores que colocam em lados opostos educação básica x ensino superior, humanidades x ciências exatas e biológicas, ou quaisquer outros argumentos desta natureza. Reforça, por fim, a relevância de promover o amplo e constante diálogo entre as diversas áreas do conhecimento e a sociedade para superar os diversos desafios e contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.