CTR lança o DVD "50 anos de Animação na ECA-USP"

Na última sexta-feira, dia 30 de novembro, foi lançado durante a II Semana de Animação no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) o DVD 50 anos de Animação na ECA-USP. O evento foi coordenado pelos grupos Zootropo (grupo de Pesquisa em Animação) e Pequi (grupo de estudos de animação dos alunos de graduação do curso superior de audiovisual). Além do DVD, houve mostra de animação do que foi produzido pelos alunos do departamento e discussões sobre o gênero.

O projeto de criação do DVD foi coordenado pelo professor João Paulo Schlittler, com pesquisa do co-curador Joel Yamaji, responsável pelo acervo do curso e com a colaboração dos bolsistas Daniel Souza Reis e Leno Taborda.

DVD 50 anos de Animação na ECA-USP aborda a ampla produção em animação no CTR

O DVD inclui 20 filmes produzidos durante os anos de 1969 e 2018 pelos alunos do CTR e de outros cursos, além de professores. Segundo os organizadores do DVD, a seleção de filmes abrange diferentes tipos técnicas e estilos de animação, por exemplo, efeitos especiais, motion-graphics e experimentações que rompem com o live-action.

A mais antiga produção contida no DVD é A João Guimarães Rosa, de Marcelo Giovanni Tassara, de 1969. Cao Hamburguer e Eliana Fonseca dirigem o filme Frankenstein Punk, de 1986. A animação Lé com Cré, de Cassandra Reis, vencedora em duas categorias do Anima Mundi deste ano, é a produção mais recente.