Cursos da ECA conquistam notas 4 e 5 pelo Guia do Estudante

Os cursos da ECA atingiram as notas 4 e 5 na mais recente avaliação divulgada pelo Guia do Estudante, sendo a nota 4 classificada como muito bom e a nota 5, excelente. Os avaliados com nota 4 são: publicidade e propaganda, turismo e audiovisual. Já os cursos de artes cênicas, artes visuais, biblioteconomia, educomunicação, jornalismo, música, relações públicas e editoração foram avaliados com nota 5 – tanto as licenciaturas quanto as habilitações. Todos os cursos receberam o selo de qualidade do Guia do Estudante.

Os cursos de graduação oferecidos pela ECA têm duração de 8 a 12 semestres, de acordo com a habilitação escolhida. O ingresso é feito pelo vestibular organizado pela FUVEST e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismi (CRP), Hugo Fortes, acredita que o principal motivo que levou o curso a receber o selo de qualidade foi corpo docente altamente qualificado, exclusivamente formado por professores doutores. Ele ressalta também a qualidade do aluno da USP e o fato de o curso estar inserido na estrutura da Universidade, que possibilita que o estudante "tenha acesso a uma grande oferta de disciplinas optativas de outras unidades, a atividades de cultura e extensão, a uma imensa coleção bibliográfica e a um significativo parque tecnológico".

Alunos de Publicidade e Propaganda, curso avaliado com nota 4 pelo Guia do Estudante. Foto: Mariana Chama

Outro exemplo é o curso de artes visuais, avaliado com nota 5. Luiz Cláudio Mubarac, chefe do Departamento de Artes Plásticas (CAP), ressalta que mesmo com a redução do corpo docente, de 22 para 14 professores, houve um grande esforço para manter a qualidade do ensino. Além disso, “o curso não se guia por padrões estabelecidos, e sim por princípios (...) que seriam ideias gerais e amplas de artes plásticas, mas sobretudo, fazer com que tenha um atendimento individual, encontrando o interesse particular de cada um”, explica o docente.

“Fico muito alegre, porque sou formado por esse curso, fiz vestibular em 1977, e depois de tantos anos tenho esse papel de coordenador em um curso tão renomado. Ainda honra a implantação original, que enfatizava um curso vivo, pensando em uma arte contemporânea.”

Aula do curso de graduação em artes visuais. Foto: Mariana Chama

A avaliação do Guia do Estudante é composta por uma pesquisa que inclui a atualização dos dados das instituições e a definição de quais cursos serão avaliados. Além disso, os coordenadores preenchem um formulário com informações gerais do curso. Por fim, avaliadores parceiros atribuem as notas, gerando uma média final que classifica os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). A avaliação inclui cursos de bacharelado ou licenciatura, presenciais, com turmas já formadas e em andamento, e processo seletivo próximo.