Corpo:

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA elegeu o professor André Chaves de Melo Silva como novo chefe de Departamento. O vice-chefe será o professor Dennis de Oliveira. A consulta de chapa única contou com a participação de docentes, alunos e funcionários do CJE e a posse do novo diretor acontece no próximo dia 8 de dezembro. O cargo tem duração de dois anos.

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em História pela USP, André Chaves ministra aulas nas disciplinas do curso de jornalismo desde 2011. Dentre suas principais linhas de pesquisa está o jornalismo e a comunicação na área científica, o ensino em educação e história e as relações de poder. Dennis de Oliveira é coordenador do Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação (CELACC), vice-líder do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular (Alterjor) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (Neinb).

O CJE foi um dos seis primeiros departamentos fundados junto à ECA, no ano de 1966. O vestibular que inaugurou o curso de jornalismo – a carreira de Editoração só passou a existir após 1972 – ocorreu no ano seguinte, em 1967. Naquele ano, foram selecionadas duas turmas de 30 estudantes cada. Entre os alunos da primeira turma, estava a atual professora do CJE, Alice Mitika, que mesmo depois aposentada permanece ministrando aulas no curso de jornalismo.

Corpo:

Em 2019, o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina (PROLAM) completa 30 anos e  prepara dois grandes eventos para debater assuntos referentes à região. São eles: o I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina e o III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, que ocorrerão em maio do próximo ano. As inscrições para submissão de trabalhos no congresso internacional vão até o dia 10 de dezembro e podem ser feitas aqui.

Segundo os organizadores, o congresso “vem contribuir para suprir, inicialmente, a carência de espaços interdisciplinares de encontro e debate dos projetos intelectuais sobre a América Latina que se produzem no Brasil”. Além de abrir um espaço para debate com os pesquisadores de questões latino-americanas, o objetivo do simpósio e do congresso é a difusão da produção de conhecimento sobre a região nos campos da política, da economia, da sociologia, da comunicação, da cultura, da educação, dos direitos e das relações internacionais.


PROLAM celebra 30 anos com congresso e simpósio internacionais. Imagem: Reprodução/PROLAM

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM) é temático e interdisciplinar. Compõe-se de professores da USP que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e extensão sobre os aspectos teóricos e práticos das diferentes dimensões dos processos de integração da América Latina. Desde 2015, o PROLAM vincula-se administrativamente à ECA.

Corpo:

Após análise do processo eleitoral pela Procuradoria Geral da USP, a Direção da ECA homologou no dia 6 de dezembro o resultado das eleições para a escolha dos representantes discentes de graduação e pós-graduação nos colegiados e comissões da Escola. 

Foram eleitos:

Graduação:

Congregação:
Chapa 1: Titular: Julia Meni Reis Calovi Fagundes / Suplente: Paulo Vicente Gaeta Hipólito da Silva 
Chapa 2: Titular: Pedro Tajiki Salles / Suplente: Guilherme Weffort Almeida

Comissão de Graduação:
Chapa: Titular: Marina Zeni Rizzi / Suplente: Luis Henrique dos Santos

Comissão de Cultura e Extensão Universitária:
Individual: Leonardo Lopes da Silva

Conselho do Departamento de Artes Cênicas (CAC):
Chapa: Maitê Arouca Guariglia (titular) e Isadora Teixeira Borian (suplente)

Conselho do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR):
Chapa: Inês Cruz de Alice (titular) e Fernando Paes de Oliveira Chaves Guimarães (suplente)

Coordenação de Curso de Graduação (Coc) – Audiovisual:
Chapa: Nathan Luiz Maciel Silva (titular) e Maylon Romes de Andrade Pereira (suplente)

Coordenação de Curso de Graduação (Coc) –  Música:
Chapa: Alexandre D’Elboux Filho (titular)  e Guilherme Beraldo Guedes da Silva (suplente)

Coordenação de Curso de Graduação (Coc) – Artes Cênicas:
Individual: Vinicius Florido Bogas

Coordenação de Curso de Graduação (Coc) – Licenciatura em Artes:
Individual: Alex Ricardo Avelino

Pós-Graduação:

Congregação:
Chapa 2: Titular: Mariana Muniz Nazima (titular) e Mariana Ramos Crivelenti (suplente)

Comissão de Pós-Graduação:
Chapa 2: Adriana Mariana de Araujo Rodrigues (titular)  e Mariana Muniz Nazima  (suplente)
 
Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC):
Individual: Marcello Amalfi

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV):
Chapa: Leonardo Nones Santos (titular) e Lara Cristina Cesares Rivetti (suplente)

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação (PPGCI):
Chapa: Mariana Ramos Crivelenti (titular) e Adriana Mariana de Araujo Rodrigues (suplente)

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM):
Chapa: Gean Oliveira Gonçalves (titular) e Beatriz Sequeira de Carvalho (suplente)

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA):
Individual: Anna Karinne Martins Ballalai
 
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino:
Individual: Marcello Amalfi
 
Comissão de Biblioteca:
Individual: Adriana Mariana de Araujo Rodrigues 

Informações detalhadas estão disponíveis na página da Assistência Acadêmica.

Corpo:

A Direção da ECA divulgou no dia 6 de dezembro os candidatos inscritos para as eleições de representante dos ex-alunos e dos servidores técnico-administrativos junto à Congregação da ECA. Em ambos os casos, as eleições acontecem no dia 13 de dezembro, das 10h às 19h.

Para a eleição de representantes dos ex-alunos estão inscritas Ana Luiza da Silva Guímaro e Jennifer Monteiro. Já para a eleição de representantes dos servidores técnico-administrativos, estão inscritos: Bruno Alexandre Ribeiro (Serviço de Pós-Graduação),  Ivone Vantini (Departamento de Cinema, Rádio e Televisão), Rafael Cesar Leite Silva (Serviço de Pós-Graduação) e Vilma Ohata de Almeida (Departamento de Jornalismo e Editoração).

Informações detalhadas estão disponíveis na página da Assistência Acadêmica.

Corpo:

Sete alunos da ECA foram vencedores da 26° edição do Programa Nascente. O evento anual é organizado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e tem como principal objetivo valorizar as produções artísticas desenvolvidas dentro da Universidade. Este ano, o Nascente contou com 621 trabalhos inscritos em sete categorias, sendo elas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.


Leandro Motta, vencedor na categoria Música Erudita: “Sempre acompanhei vários colegas participando do Nascente, mas ganhar na primeira vez que participo foi acima das minhas expectativas”. Foto: Camila Previato

Das sete categorias, cinco premiaram obras de alunos da ECA: na categoria Música Erudita, Ronaldo Miranda, 70 anos de música: prólogo discurso e reflexão, interpretação ao piano do aluno Leandro Isaac Motta, do Departamento de Música (CMU); nas Artes Cênicas, Mariposas, peça teatral dirigida por Juliana Piesco, da Escola de Arte Dramática (EAD); no Audiovisual, Contato, curta-metragem produzido por Fernando Dias e Hernandez Borba, do Departamento Cinema, Rádio e Televisão (CTR); nas Artes Visuais, a pintura a óleo Transitório, de Henrique Detomi, aluno do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV); na música popular, Zarabatana, dos irmãos Gustavo (ECA) e Ricardo (Instituto de Arquitetura e Urbanismo) Santiago e, ainda na música popular, Regional Mistura, do estudante do curso de música Salomão Sidharta.

Criado em 1991, o Programa Nascente é o mais tradicional programa cultural voltado aos alunos da USP. Desde a fundação, o projeto já teve mais de dez mil trabalhos inscritos. Para a professora Maria Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, o objetivo é “ampliar cada vez mais o Nascente, dando mais força a cada edição, para corresponder ao alto nível e ao grande volume de manifestações artísticas que encontramos entre os nossos alunos”. Atualmente, o programa é coordenado pelo professor Claudio Mubarac, docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP).