CMU abre grupo de estudos sobre culturas orientais

O Departamento de Música (CMU) lança no dia 26 de abril um novo grupo de estudo, o POEM - Poéticas Orientais em Música. Organizado por André Ribeiro (compositor e orientalista), Cintia Harumi (arte-educadora e etnomusicóloga), Júlio Stabelini (antropólogo), o POEM é um coletivo multidisciplinar de pesquisa formado por pesquisadores em arte, música e orientalidades na cultura urbana.

O grupo surge da iniciativa de abrir novas frentes de pesquisa sonora sob o signo do Oriente e busca traçar o mapa das influências orientais e seus traços afirmativos na cultura musical brasileira. Visa também compreender o processo da recepção brasileira às culturas orientais nos territórios da expressão e arte, além de envolver diversas disciplinas em conjunto com a música: antropologia, etnomusicologia, estudos pós-coloniais e literatura.

Com encontros quinzenais, o grupo funcionará como coletivo de pesquisa, ao reunir pesquisadores de orientalidades interessados em difundir seus projetos e beneficiar de uma cultura multidisciplinar.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do grupo ou entre em contato pelo e-mail do pesquisador André Ribeiro. 


O músico André Ribeiro é um dos organizadores do grupo. Foto: Site do grupo POEM