Dois departamentos da ECA elegem novas chefias

Eneus Trindade e Luiz Alberto de Farias são eleitos os novos chefe e vice-chefe, respectivamente, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo; Sílvio Ferraz e Eliane Tokeshi assumem a chefia do Departamento de Música
 

Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) elegem nova chefia

O Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) elegeu no dia 18 de fevereiro sua nova chefia: os professores Eneus Trindade Barreto Filho e Luiz Alberto Beserra de Farias são os novos chefe e vice-chefe do departamento, respectivamente. O mandato, com duração de dois anos, terá início no próximo dia 28 de fevereiro.

Eneus Trindade é mestre, doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA e pós-doutor pela CELSA Sorbonne Université e pela Universidade Aberta de Portugal. É professor do CRP desde 2005, sendo responsável pela disciplina Teoria e Técnica da Publicidade, do curso de Publicidade e Propaganda, e vice-líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3). No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), orienta estudos de mestrado e doutorado na linha de pesquisa Processos Comunicacionais: Tecnologias, Produção e Consumo. Atua nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo.

Livre-docente pela ECA, Luiz Alberto Beserra de Farias é doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) e pós-doutor pela Universidade de Málaga.  É professor da ECA desde 2003, ministrando disciplinas nos cursos de Relações Públicas e Turismo. É credenciado junto ao PPGCOM, na linha de pesquisa Interfaces e Institucionalidades. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre a relevância da opinião pública e sua relação direta com a construção de sentidos oriunda das relações públicas estratégicas.

 


Eneus Trindade (à esq.) e Luiz Alberto de Farias (à dir.) assumem a chefia do CRP no final do mês. Fotos: Reprodução - CJE/Acervo Pessoal

 

Nova chefia do Departamento de Música (CMU) 

No dia 15 de fevereiro, os professores Sílvio Ferraz Mello Filho e Eliane Tokeshi foram eleitos chefe e vice-chefe, respectivamente, do Departamento de Música (CMU). O mandato de dois anos começa no dia 1º de março. 

Professor titular do CMU, Sílvio Ferraz começou suas atividades na ECA em 2009, como colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS). Seu trabalho artístico já marcou presença em diversos festivais nacionais e internacionais, com destaque para a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o Festival d'Automne, em Paris. Além disso, Silvio dirigiu o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e mantém intensa colaboração com grupos de música contemporânea de países como Estados Unidos, Bélgica e Chile. Como pesquisador, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo do conceito de tempo na música. Atualmente também coordena o convênio da ECA com a Universitée Paris 8. 

Professora na ECA desde 2005, Eliane Tokeshi tem mestrado e doutorado pela Boston University e Northwestern University (EUA), respectivamente. Já atuou como solista e camerista em diversas orquestras do Brasil e Estados Unidos, além de ter realizado gravações de importantes compositores brasileiros, como Guerra-Peixe. Seu trabalho artístico tem como principal pilar a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo. Como pesquisadora, tem se dedicado nos últimos anos a estudos sobre pedagogia musical e questões técnicas e estéticas da execução do violino e outros instrumentos de corda. Em 2020, tornou-se Livre Docente pela ECA. 

 

Professores Silvio Ferraz e Eliane TokeshiSílvio Ferraz (à esq.) e Eliane Tokeshi (à dir.) são os novos chefe e vice-chefe do CMU a partir de 1º de março. Fotos: Carlos Rennó / Projeto Jovens Músicos.