Alunos do CJE publicam quarta edição de caderno sobre jornalismo esportivo

Alunos da disciplina optativa CJE 0634 - Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol publicam a quarta edição do Caderno de Jornalismo Esportivo, ministrados pelo professor e precursor da iniciativa Luciano Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O livro está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.

O Caderno de Jornalismo Esportivo de 2018 é composto por crônicas esportivas, elaboradas no segundo semestre após a última Copa do Mundo, na Rússia. É dividido em duas partes, a primeira sobre histórias do futebol de nome Paixão pelo Futebol e a segunda Amor pelo Esporte, dedicada às diversas modalidades esportivas e práticas físicas.

Algumas das crônicas da primeira parte são O Poder do Quase, por Fernanda dos Santos de Brito, e O Curioso Caso do Menino que Não Possuía Time, escrito por Gabriel Mahfuz Frazão. Na segunda parte, podem ser citadas Como Me Apaixonei pela Luta, de Gustavo Briccoli de Almeida, e Essa Tal de Natação!, por Lucas Stefan Abe.

Na introdução do caderno, é contado que durante as aulas os alunos sempre comentavam sobre a atuação da seleção brasileira, e que o grupo era heterogêneo, incluindo a terceira idade. Esportistas, jornalistas e estudiosos ministraram palestras durante o curso, além de visitas técnicas a espaços de esporte e reportagem, fatores que contribuíram muito para o resultado final do caderno.

Os organizadores do livro, além do docente responsável pela disciplina, foram os pós-graduandos Tatiana Cavalcante de Oliveira (PROLAM), Carina Seles dos Santos e Carlos Augusto Tavares Júnior (PPGCOM), que auxiliaram na produção e apoio aos estudantes.

Obra reúne crônicas de alunos do curso de jornalismo. Imagem: Reprodução