Docente do CJE participa de programação em evento ligado à Flip

A  Edições Barbatana, em parceria com A Casa da Porta Amarela, realizará uma série de atividades entre as 17h30 de quarta-feira, dia 10 de julho, até às 14h do domingo, dia 14, junto com 30 editoras. O evento trará bate-papos, oficinas e lançamentos, entre outras atividades. O evento integra a programação da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

O editor e docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) Paulo Verano fará a mediação de várias mesas do evento, que abordarão temas como literatura e política, livros para crianças e a distribuição de livros nos dias de hoje. 

Programação:

Quinta-feira | 11 de julho

16h30 às 17h | Debate: Acabou chorare: editar e distribuir livros hoje
Novos cenários da edição e da distribuição para pequenos e médios editores. O que está dando certo e projeções.
O editor Paulo Verano (Edições Barbatana, Coletivo ALICE, Coesão Independente) mediará a conversa entre Lizandra Magon De Almeida (Pólen Livros, Coletivo ALICE, Coesão Independente); Alessandro Andreola (livreiro-curador, Livraria Barbante); Priscilla Lhacer (Presságio Editora, Coesão Independente); Isadora Cal (Bookwire Brasil); Talita Taliberti (KDP da Amazon.com.br) e Osmar Lazarini (Agência Trampo).
Local: A Casa da Porta Amarela (Rua da Cadeia, entre a Rua do Comércio e a Domingos Gonçalves de Abreu, Centro Histórico, Paraty, RJ).

Sexta-feira | 12 de julho

11h30 às 12h30 | O livro para crianças como ação coletiva: esforço comum em busca de novos modelos
A editora e curadora Renata Nakano (Clube Quindim) mediará a conversa entre Erika Astronauta (coletivo Jacaré na Porta), Lizandra Magon de Almeida e Paulo Verano (Coletivo ALICE e Coesão Independente).
Local: Casa Libre e Casa Sta. Rita de Cássia - Rua da Lapa, 8 - Centro Histórico de Paraty, RJ.

Sábado | 13 de julho

11h30 às 13h | Flipinha 2019 - O não lugar da literatura infantil nas feiras e eventos literários
O editor Paulo Verano (Edições Barbatana, Coletivo ALICE, Coesão Independente) mediará a conversa entre Daisy Carias (blog A Cigarra e A Formiga), Denise Guilherme (A Taba) e Maria Amélia Jannarelli (Blog do livrinho/Amelì).
Local: Biblioteca Comunitária Casa Azul (Rua João Aires Martins, 14, Ilha das Cobras, Paraty, RJ)

18h às 19h | Literatura e política
O editor Paulo Verano (Edições Barbatana, Coletivo ALICE, Coesão Independente) mediará a conversa entre Leusa Araujo, autora do livro ORDEM, sobre a volta do autoritarismo e dos fantasmas da ditadura militar, Marcos Vinícius Almeida (Editora Penalux), Ivan Zumalde (Aupa Mymag), Laís Barros Martins (Laranja Original), Cidinha da Silva (autora de #Parem de nos matar) em uma abordagem jornalístico-literária do assunto.

19h - Lançamentos: Ordem, de Leusa Araujo e #Parem de nos matar, de Cidinha da Silva
Local: A Casa da Porta Amarela (Rua da Cadeia, entre a Rua do Comércio e a rua Domingos Gonçalves de Abreu, Centro Histórico, Paraty, RJ)


A cidade de Paraty realiza anualmente o evento literário FLIP. Foto: Alexandre Cassiano