Docente e pesquisador do CRP lançam livro sobre primeiras experiências com o racismo

No dia 13 de junho, o professor Leandro Leonardo Batista, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), lançou o livro Primeiras Experiências com o Racismo: crianças negras, práticas parentais e midiatização, escrito em conjunto com Francisco Leite, pesquisador do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (4C) da ECA. O lançamento aconteceu no Centro de Pesquisa e Formação, do SESC.

De acordo com o docente, o livro estuda como as famílias negras lidam com as primeiras crises de racismo que, em geral, acontecem na escola. “A ideia foi entender como as famílias faziam uma prevenção ou uma reação. A gente fez um estudo dando estímulo de comunicação com cenas de propaganda”, explica. Após o estímulo, os autores viram como isso fazia as pessoas pensarem nas relações de racismo.

Primeiras Experiências com o Racismo foi lançado durante o evento Fórum Mídia, Representatividade e Diversidade: Desafios e Caminhos Estratégicos para a Expressão da Igualdade Racial na Publicidade, promovido pela ECA e pelo SESC. O evento contou com mais pesquisadores e pessoas do mercado publicitário.

Leandro Leonardo realizou uma palestra sobre publicidade contraintuitiva. “A publicidade contraintuitiva é um esforço que busca, dentro da publicidade, incluir minorias em papéis relevantes, com ideia de diminuir racismo e aumentar a visualização das minorias”, explicou o professor. A proposta é que a publicidade seja mais inclusiva.

Este é o terceiro livro do professor com Francisco Leite e foi financiado pela FAPESP.