Documentário produzido por docente do CTR é exibido no CINUSP

Nos dias 14, às 19h, e 29 de março, às 16h, o CINUSP Paulo Emílio promove a exibição do filme Intervenção – Amor não quer dizer grande coisa. O documentário tem direção de Gustavo Aranda, Tales Ab’Sáber e Rubens Rewald (Rewald & Ab’Sáber), este último, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Após a exibição do dia 14, haverá um debate com os três diretores do documentário.

O filme procura demonstrar como são os atuais discursos da extrema direita brasileira, registrados nas redes sociais entre 2015 e 2016, e que explicitam a indignação de uma determinada camada social. Ao mesmo tempo, a produção busca entender como chegamos ao atual cenário político no país. Intervenção estreou no 50° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em setembro do ano passado e gerou forte debate.

O documentário é feito em forma de colagem por meio de trechos de diferentes vídeos de pessoas que expressam as suas opiniões de acordo com os discursos de extrema direita colocados nas mídias sociais. Segundo Rewald, há “muita gente negando a existência desse discurso [de extrema direita] no país”, sendo o documentário uma forma de demonstrar e reforçar, por meio de “falas mais expressivas”, a existência de falas desse gênero no Brasil.

A exibição do filme faz parte da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que acontece até o dia 29 de março do Cinema da USP, exibindo obras destaques da produção recente no país. Nesta edição, a curadoria do CINUSP optou por filmes nos quais grupos pouco representados socialmente ganham importância como protagonistas da luta por visibilidade e resistência, lugar de fala e mudanças nos padrões presentes de convívio.

As sessões e debates do CINUSP são totalmente gratuitos e abertos ao público geral. A programação completa pode ser conferida aqui.