Dora Mourão recebe homenagem por atuação junto à CILECT

Maria Dora Gênis Mourão, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) foi homenageada pelo trabalho desenvolvido enquanto esteve à frente da presidência da CILECT – Centre Internacional de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision. A homenagem – uma iniciativa do Conselho Departamental – foi recebida e endossada pela vice-diretora da ECA, professora Brasilina Passarelli, na última reunião da Congregação, realizada no dia 12 de dezembro.

A CILECT é uma organização internacional, fundada em Cannes, na França, em 1954, e que congrega quase 190 membros de escolas de cinema e audiovisual em todo o mundo. A entidade está presente em  65 países, formando uma rede de 1 milhão e 300 mil pessoas. Em 1991, a ECA filiou-se à CILECT e, em 2011, Maria Dora Mourão foi eleita presidente da entidade, sendo reconduzida ao cargo em 2014, totalizando um período de oito anos.

Maria Dora Gênis Mourão foi homenageada pelo Conselho do CTR, representado pelo professor Almir Almas, e pela Congregação da ECA. Foto: Verônica Cristo

“É muito emocionante essa sucessão de homenagens [a docente também foi homenageada no Congresso CILECT 2018, em Mumbai], por que é um reconhecimento ao trabalho que foi feito”, disse a docente aos membros da Congregação.

Em nota, o Conselho Departamental, representado por Almir Almas, chefe do CTR, reconheceu a importância do papel desempenhado pela docente para levar a ECA e, em especial, o Departamento “a ser reconhecido no maior circuito acadêmico internacional de escolas de cinema audiovisual”, o que possibilitou o maior contato com escolas estrangeiras, o recebimento de professores e estudantes visitantes, a realização de cursos, a participação em co-produções internacionais em filmes e séries de TV e o estabelecimento de novos convênios.

Leia aqui o documento na íntegra.